O Google anunciou, nesta quarta-feira (5), a expansão do recurso Pareamento Rápido (também conhecido como Fast Pair) para mais dispositivos. A partir deste ano, o usuário poderá conectar uma série de aparelhos com mais facilidade, incluindo itens de casa conectada e até mesmo produtos domésticos com acesso via Bluetooth.

O Pareamento Rápido é um recurso utilizado no Android para conectar o smartphone com outros aparelhos, como fones de ouvido, alto-falantes inteligentes, vestíveis e até carros. Ele funciona de forma muito semelhante ao sistema da Apple, onde basta ligar o gadget e aproximar o celular, para que o sistema operacional ofereça um card com um único botão para estabelecer a conexão.

Leia também

A partir deste ano, o Google vai expandir esse serviço para mais dispositivos. A lista do gigante das buscas inclui Chromebooks, TVs e dispositivos domésticos inteligentes. Nos portáteis com Chrome OS, basta ligar um fone de ouvido ou outro tipo de produto compatível com o Pareamento Rápido, para o card aparecer na tela, com o pareamento com um clique.

publicidade
Pareamento Rápido pode configurar um Chromebook (Imagem: divulgação/Google)
Pareamento Rápido pode configurar um Chromebook (Imagem: divulgação/Google)

Para Chromebooks, o usuário que comprar algum desses portáteis a partir deste ano poderá usar um smartphone Android para configuração no mesmo serviço de Pareamento Rápido. Com isso o computador já recebe todas as informações da conta Google para o usuário, além de senhas de Wi-Fi.

Pareamento Rápido também na TV

O Google também expandiu a ferramenta de Pareamento Rápido para aparelhos de TV com seu sistema operacional: Android TV e Google TV. A função é exatamente a mesma de um smartphone ou Chromebook, mas neste caso o objetivo da empresa está focado em fones de ouvido.

Pareamento Rápido para dispositivos inteligentes, como lâmpadas (Imagem: divulgação/Google)
Pareamento Rápido para dispositivos inteligentes, como lâmpadas (Imagem: divulgação/Google)

Por fim, nos próximos meses alguns dispositivos de casa inteligente, como lâmpadas conectadas, poderão ser adicionados ao app Google Home da mesma forma: basta estar próximo do smartphone Android. Além do programa responsável pelo controle destes dispositivos pelo Google, o Pareamento Rápido também poderá ser utilizado para configurar estes gadgets em outros aplicativos.

Google quer áudio espacial e troca rápida

Seguindo ainda mais a tendência de mercado aquecida pela Apple, o Google prometeu para os próximos meses a troca rápida de fone de ouvido Bluetooth. Com isso se um smartphone Android receber uma ligação e o usuário estiver usando o fone em um tablet com o mesmo sistema operacional, o conteúdo neste gadget será pausado e o pareamento do áudio será trocado de forma automática.

Troca rápida com Pareamento Rápido (Imagem: divulgação/Google)
Troca rápida com Pareamento Rápido (Imagem: divulgação/Google)

Além disso, o Google está trabalhando em áudio espacial para o Android com alguns fones de ouvido compatíveis. A ideia é a mesma utilizada pela Apple: o som estéreo é ajustado de acordo com o movimento da cabeça do usuário.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!