A Motorola anunciou nesta semana um pequeno dongle chamado Motorola MA1, que tem o objetivo de ajudar na conexão entre um smartphone Android e o sistema de entretenimento dos carros. Com ele o usuário consegue utilizar a versão sem fios do Android Auto, mesmo em veículos sem este tipo de comunicação.

Se você tem um carro com suporte para Android Auto ou Apple CarPlay, já deve saber que basta plugar um cabo USB entre o celular e a porta de entrada do veículo, para resolver os maiores problemas dos sistemas de entretenimento: a lentidão do processador e o trabalho geralmente péssimo para a interface de usuário.

Leia também

Motorola MA1 (Imagem: divulgação/Motorola)
Motorola MA1 (Imagem: divulgação/Motorola)

Alguns modelos mais recentes (e mais caros) podem aceitar este tipo de conexão entre o carro e o celular, sem a necessidade de qualquer cabo USB. Basta ligar o veículo e ter o smartphone por perto, para ter todas as ferramentas extras no display. A Motorola resolveu diminuir este custo, ao menos para quem usa o Android Auto, ao criar o MA1 – em parceria com uma empresa chinesa chamada SGW Global ou Meizhou Guo Wei Electronics Co.

publicidade

Motorola MA1 usa Wi-Fi de 5 GHz para o celular

O pareamento entre o celular e o Motorola MA1 é feita por Bluetooth 5.0, mas para garantir a velocidade de transmissão de dados, algo crucial quando o usuário está escutando música e navegando com o Google Maps ou Waze ao mesmo tempo, uma rede de 5 GHz é criada em Wi-Fi de ponto a ponto para baixíssima latência – já que os dois lados desta rede estão, literalmente, no mesmo ambiente e sem qualquer barreira no meio.

O lado negativo deste tipo de conexão sem fios está nos modelos de carro com apenas uma porta USB, já que o celular responsável por controlar e processar todas as informações do Android Auto, inclusive a posição via GPS, estará sem uma fonte de energia.

Por outro lado, saber que o Android Auto será ativado automaticamente sem nem precisar tirar o celular do bolso, já é bom o suficiente para aliviar este pequeno problema. Apenas saiba que em longas viagens a bateria do smartphone pode acabar antes do destino chegar, se não conectada em uma tomada como a de 12 volts do carro, ou em uma powerbank.

Quando e quanto?

O Motorola MA1 será lançado internacionalmente no dia 30 de janeiro, com preço sugerido de US$ 30, ou aproximadamente R$ 180 em conversão direta e sem considerar taxas ou impostos. Para funcionar corretamente, a fabricante recomenda o Android 11 ou superior no celular, junto de plano de dados e um veículo com suporte para o Android Auto por cabo USB.

Não existe previsão de lançamento para o Brasil.

Via: The Verge.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!