Em algumas situações, o Google Play (a loja de aplicativos do Android) pode solicitar a confirmação de identidade de uma conta para que o usuário consiga fazer pagamentos ou o resgate de vale-presentes, por exemplo.

O processo de verificação, segundo o Google, funciona como prevenção contra os cibercriminosos e geralmente pede uma série de informações. Além das mais básicas, como o nome, data de nascimento e endereço, pode ser necessário enviar fotos de documentos.

Para entender como o procedimento funciona, preparamos um guia sobre como verificar a sua identidade no Google Play.

Por que o Google faz a verificação da conta?

Quando a confirmação se faz necessária, o usuário receberá uma notificação como essa em seu celular: “Não foi possível concluir a transação. Para continuar, envie os documentos necessários por meio deste formulário”. A primeira dica é seguir todas as instruções enviadas por e-mail.

publicidade

Vamos a um exemplo prático: em caso de invasão, por exemplo, essa verificação — que em alguns casos pode ser feita preenchendo um formulário — confirma se uma determinada conta registrada no Google é de fato do usuário em questão.

Caso as informações iniciais não sejam o suficiente, o Google Play pode solicitar como prova o envio de fotos do documento de identidade ou comprovante de residência. É fundamental que os documentos enviados, além de válidos e legíveis, apresentem o mesmo nome informado antes.

Ícone do Google Play Store na tela de um celular
No decorrer do processo, o Google Play pode solicitar o envio de fotos do documento de identidade ou comprovante de residência. Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock

Quando suspeita de alguma transação realizada através do Google Play, a plataforma também pode pedir essa verificação para cruzar as informações com as registradas no Google. Esse processo evita que terceiros consigam fazer compras se aproveitando dos dados de pagamento atrelados a uma conta.

A boa notícia é: mesmo que uma conta seja comprometida, a Play Store pode solicitar o cancelamento de todas as transações suspeitas em até 14 dias se o sistema optar pela verificação de identidade.

Vale ressaltar que também é possível fazer a comprovação de identidade pela página do Google Pay (pay.google.com). Para isso, clique no ícone de sino em destaque e acesse ‘Verificar agora’ para prosseguir. No fim, o Google também disponibilizará um formulário de verificação.

Imagem: Google/Divulgação

Leia mais:

Quanto tempo demora a verificação de identidade do Google Play?

Tudo depende de cada caso e das configurações de uma conta. Para os anunciantes, por exemplo, conforme as regras do Google, o processo de confirmar identidade pode demorar mais que o usual, de três até cinco dias úteis.

O que fazer se houver problemas na verificação?

Mesmo se for reprovado no processo, será enviado um e-mail com novas instruções caso o usuário deseje apelar contra a decisão. Outra possibilidade é entrar em contato direto com o Google pelo seguinte endereço: support.google.com/pay/gethelp.

Por meio do Fale Conosco, é possível explicar de forma resumida o problema. Em seguida, há a opção de prosseguir com o atendimento via chat ou e-mail para tentar solucionar o caso.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!