Covid-19: 80% dos casos em São Paulo são causados pela Ômicron

Por Gabriela Bulhões, editado por Eduardo Nuvens 12/01/2022 04h10, atualizada em 28/10/2022 21h23
Ômicron Japão
Japão confirma primeiro caso da Ômicron. Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

De acordo com os dados do Instituto Butantan, 80,95% dos diagnósticos de Covid-19 em São Paulo são causados pela variante Ômicron. Ao todo, das 105 amostras analisadas pelo Instituto, 20 (19,4%) foram positivas para variante Delta e 85 (80,95%), para a Ômicron.

A prefeitura comunicou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está focada em ações de monitoramento e disponibilizado testes rápidos de Covid-19 para pacientes que apresentarem sintomas gripais.

Além disso, a secretaria orienta que as pessoas sigam com as medidas de etiqueta respiratória, como: uso de máscaras e álcool em gel, cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar e também lavar as mãos imediatamente após contato com qualquer tipo de secreção respiratória.

Leia também! 

Imagem: Jarun Ontakrai – Shutterstock

Veja quais sintomas da Ômicron devem te alertar

A variante Ômicron da Covid-19 é uma grande preocupação das autoridades de saúde de todo mundo, especialmente por ter demonstrado uma capacidade de disseminação muito maior que as cepas anteriormente descobertas, mas alguns sintomas podem ser diferentes.

Pesquisadores e médicos apontam que a Ômicron atinge a população de maneira mais branda, influenciada também por conta da proteção já adquirida com a vacinação, mas isso não significa que a nova cepa não gera sintomas preocupantes.

Para saber mais, acesse a reportagem no Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!   

Redator(a)

Gabriela Bulhões é redator(a) no Olhar Digital

Editor(a) chefe

Head de Business Intelligence do Olhar Digital