A Tesla introduziu nesta semana três modos de direção no modo Full Self Driving (FSD), recurso mais avançado do seu sistema de pilotagem autônoma. Os perfis chamam-se “Chill”, “Average” e “Assertive” (frio, médio e assertivo, em português) e suas características de condução variam em níveis de agressividade.

Particularmente, o modo de direção “assertiva” chama a atenção, por exemplo, por permitir que o veículo mude de faixa com maior frequência e até realize rolling stops, um termo popular nos Estados Unidos que diz respeito a quando um carro retarda a parada diante do sinal vermelho em vez de suspender o movimento completamente.

publicidade

A Tesla tinha planejado introduzir a mudança na atualização 10.3 do software para o Full Self Driving. No entanto, a novidade, lançada no último dia 24 de outubro, foi retirada do ar dois dias por conta de um problema relacionado à realização de curvas à esquerda em semáforos. Agora, com o problema resolvido, os perfis estão à disposição dos usuários.

Características

O modo “Chill” — ou modo de direção “frio” — permite uma maior distância de acompanhamento em relação a outro carro, além de mudar de faixa de velocidade com menor frequência. Já o modo “Average” — ou modo de direção “padrão” — permite uma distância de acompanhamento mediana, além da execução das rolling stops (que já explicamos acima).

Finalmente, o modo de direção assertiva não apenas faz as rolling stops, como realiza mudanças de faixa de velocidade de forma mais frequente e possui uma distância de acompanhamento menor — ou seja, o carro pode estacionar mais próximo de um outro à frente numa parada. Se você estiver curioso, o canal de YouTube Daerik mostra os três modos em ação, incluindo o “assertivo” (veja no vídeo abaixo).

Desde setembro, a Tesla deu acesso ao Full Self-Driving a mais motoristas nos Estados Unidos. Os motoristas são vigiados por um sistema de inteligência artificial que registram suas ações e considera ocorrências como condução insegura, pilotagem agressiva e desligamento forçado do piloto automático.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!