A Toyota apresentou no Salão do Automóvel de Tóquio, nesta sexta-feira (14), o conceito esportivo GR GT3. Voltado para usuários que participam de corridas de turismo, o modelo encarna, nas palavras da montadora, “o pináculo do automobilismo para clientes” — embora ainda não haja previsão de data para desenvolvimento do modelo.

A Toyota foi lacônica sobre o GR GT3 e não deu muitos detalhes sobre desempenho ou especificações técnicas do modelo. Por normatização, sabemos que os GT3 são relativamente flexíveis, com restrições mínimas de chassi, motor, design de transmissão e carroceria. O peso fica, em geral, entre 1.200 e 1.300 kg, com uma potência que varia de 510 a 610 cv.

A maioria dos GT3 esportivos também é baseada em modelos de rua: a Mercedes oferece uma versão de corrida do AMG GT, a Aston Martin possui o Vantage AMR GT3 e a Bentley, o Continental GT3. Levando isso em conta, especula-se que o Toyota GR GT3 apresentado no Salão de Tóquio dê origem a uma versão esportiva de um GR de estrada que ficará acima do Supra.

Toyota GR GT3
Toyota/Divulgação

Intenções desconhecidas

De qualquer forma, como se trata de um conceito, ainda é cedo para compreender a real intenção da marca japonesa com a apresentação. No comunicado à imprensa, a Toyota foi evasiva, ressaltando apenas que o desenvolvimento de carros GT3 é uma forma de promover “ainda mais a fabricação de veículos cada vez melhores para o automobilismo”.

publicidade

A marca japonesa também disse que continuará “comercializando carros de automobilismo em vez de adaptar veículos de produção para uso em automobilismo”. Este é o caso do Toyota GR Yaris, que é a base do modelo a ser utilizado pela equipe da montadora no Mundial de Rali (WRC) na temporada 2022.

Como se dá em todos os carros da Toyota com a inscrição “GR”, o GR GT3 foi desenvolvido pela divisão esportiva Gazoo Racing. Atualmente, além do WRC, a Gazoo administra as operações da fabricante japonesa no Mundial de Endurance (WEC) e no Britânico de Turismo (BTCC).

Via Motor Authority

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!