Um par de conceitos de carro de alto desempenho será apresentado na semana que vem (14/01) pela Toyota no Salão do Automóvel de Tóquio 2022: o GR GT3 e o GR Yaris. A montadora japonesa inclusive soltou imagens de suas novas máquinas conceituais, mostrando um pouco do que podemos esperar.

No evento, a Toyota promoverá o que podemos entender como uma ligação entre seus esforços de automobilismo Toyota Gazoo Racing (TGR) e seus carros de estrada. Nesse contexto, são esperados um novo conceito de carro de corrida chamado GR GT3 e uma versão fortemente aprimorada do Toyota GR Yaris.

publicidade

Leia mais:

Misterioso GR GT3

Segundo a própria montadora japonesa, o GR GT3 é um “carro-conceito dedicado às corridas que incorpora o conhecimento e as tecnologias refinadas que a TGR ganhou no campo do automobilismo”. Para ilustrar o veículo, a Toyota apresentou imagens escurecidas, onde a silhueta foi essencial para termos alguma ideia do design.

Teaser do conceito Toyota GR GT3
Imagem: Divulgação/Toyota

O GT3 parece quase totalmente independente de qualquer carro de produção atualmente à venda. Há certamente um capô longo e o que parece ser uma enorme asa traseira. Detalhes como tipo de propulsão não são dados – podemos talvez esperar um híbrido com know-how emprestado do GR010 Hybrid ou do próximo GR Super Sport.

GR Yaris totalmente ajustado

O outro teaser retrata um GR Yaris, descrito como uma versão “totalmente ajustada” do hatchback com tração nas quatro rodas. Um capô ventilado de fibra de carbono, um kit widebody e uma asa robusta na parte traseira surgem como as modificações mais possíveis de serem percebidas.

Teaser do Toyota GR Yaris
Imagem: Divulgação/Toyota

Logo, parece haver um foco aprimorado na aerodinâmica. É esperado que o motor 1.6 litros turboalimentado de três cilindros também tenha recebido melhorias, para até mesmo produzir mais do que seus 260 cv padrão.

Não está claro até o momento se a Toyota pretende colocar este GR Yaris aprimorado em produção. Ou até mesmo se a montadora vai oferecer as modificações como um pacote de atualização para os proprietários existentes.

Os conceitos estarão acompanhados do GR010 Hybrid vencedor da Le Mans e de vários outros carros de corrida da Toyota, como os das competições Super GT, Campeonato Japonês de Super Fórmula e Campeonato Japonês de Rally.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!