Mais um serviço da Uber estreou no Brasil: o de fretamento de ônibus. A Uber Shuttle para Empresas oferece transporte para funcionários de empresas instaladas no Brasil ao longo do trajeto de ida e volta ao trabalho, em veículos que podem acomodar de dez a 50 pessoas. A primeira cliente é a montadora Toyota, que está utilizando o serviço no trajeto de seus colaboradores entre São Paulo e Sorocaba e também da região do ABC a Sorocaba.

Veja como funciona a Uber Shuttle para Empresas 

Ao contrário do aplicativo tradicional da Uber, que conecta motoristas autônomos parceiros, a Uber Shuttle para Empresas recebe inscrições de empresas de ônibus interessadas na prestação do serviço por meio da plataforma. 

Há vários tipos de ônibus que podem ser inseridos, de acordo com a necessidade do cliente, incluindo a customização das rotas com horários predefinidos. É preciso fazer o cadastro na Uber para Empresas e contratar a ferramenta Shuttle. 

A Toyota, por exemplo, contratou duas linhas exclusivas, com trajeto e horário específicos. Além da rota SP-Sorocaba, a montadora também fechou no itinerário entre a região do ABC e Sorocaba, cidade do interior onde fica instalada a sede administrativa. 

publicidade

O colaborador utiliza o serviço fazendo um agendamento por meio da escolha de um local mais próximo de sua residência, otimizando o tempo. 

Leia também:

motoqueiro com container do uber eats
Nova prestação de serviço chega ao Brasil após Uber cancelar as entregas para resturantes, mantendo apenas em outros países. Créditos: nrqemi / Shutterstock.com

Necessidade do mercado 

O novo serviço da Uber entrou em operação após o aplicativo ter cancelado os serviços de entrega para restaurantes no Brasil por meio do Uber Eats. 

O surgimento do Uber Shuttle para Empresas acontece em um momento propício da economia, tendo em vista que as empresas estão adotando cargas horárias híbridas e também presencial nesse atual estágio da pandemia

De acordo com a Toyota, a contratação do serviço foi influenciada pela mudança da sede administrativa da empresa de São Bernardo do Campo para Sorocaba, no último trimestre de 2021. 

Em nota, a companhia informou que o retorno às atividades presenciais por meio do modelo hídrido, necessitou de um investimento em locomoção até a planta em dias alternados. 

“Logo, a possibilidade de agendar o dia de utilização do serviço passou a ser vantajoso. Além disso, ele oferece mais comodidade aos colaboradores”, diz a nota. 

A Uber também está confiante no crescimento do setor de viagens corporativas para este ano e já verifica aumento nos vouchers e gifts cards, além do transporte de funcionários no trajeto casa-trabalho e vice-versa. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!