Lembra da trupe russa que construiu um abominável Lada com 14 rodas? Então, agora os mecânicos customizadores — que têm um ótimo canal de YouTube, o Garage54 — resolveram atacar com uma invenção ainda mais inusitada: um Lada equipado com roll-bar e feito para girar em 360º. Ou, a grosso modo, um carro feito para capotar de forma “administrada”.

Tirando o fator excentricidade, o experimento, de fato, é incrível. Para modificar o Lada, a equipe do Garage54 teve que cortar o veículo no meio para encurtar o entre-eixos, aumentar a altura livre do solo e despir o espaço interno do automóvel, deixando apenas volante, banco, cinto de segurança e parte elétrica. Mesmo o para-brisa teve que ser retirado.

publicidade

Por último, em cima do modelo, foi instalado um elemento chave: a roll-bar em aço e soldado diretamente na carroceria. A ideia era que a gaiola servisse como uma espécie de anteparo para efetuar a capotagem “com segurança”. Antes de tentar rodar o Lada em 360º, os mecânicos precisaram replicar a acrobacia manualmente para ter a ideia do gesto que precisaria ser realizado com o carro.

Início estabanado

Na sequência, os testes começaram. O experimento teve um início desajeitado porque a frenagem do mecânico não estava sendo suficiente para que o Lada concluísse o movimento. Por volta de 6min20s no vídeo acima, no entanto, a equipe obteve o primeiro sucesso quando o carro pôde pelo menos iniciar o processo de rolamento.

publicidade

Pouco depois, aos 6min40s, os mecânicos do Garage54, enfim, põem o Lada para girar em 360º — mas apenas essa única tentativa deu certo e, ainda assim, pousando de forma esquisita no asfalto. O vídeo do Garage54 também mostra detalhes internos do carro com uma GoPro montada na roll-bar. Vale a pena assistir (mas, por favor, não tente replicar algo assim em casa).

Imagem: Reprodução/YouTube/Garage54

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!