O Twitter possui um recurso que permite que aplicativos de outros desenvolvedores, ou seja, que não pertencem nem são controlados pela rede social, se conectem à sua conta. 

Ao aceitar que aplicativos de terceiros acessem os seus dados, o usuário concede permissões que vão desde ler tuítes, ver quem o perfil está seguindo, até atualizar um perfil e publicar postagens. Alguns solicitam até mesmo acesso às Mensagens Diretas e ao endereço de e-mail.

publicidade

O próprio Twitter recomenda atenção extra ao conceder o acesso. A ‘Central de Ajuda’ do microblog, diz o seguinte:

“Mesmo que os desenvolvedores concordem com nossas regras e orientações, recomendamos que você analise os termos e a política de privacidade do aplicativo antes de autorizá-lo a acessar sua conta”. 

publicidade

Uma dica para evitar surpresas é revisar quais apps ainda têm acesso à conta, dessa forma é possível revogar em poucos cliques a autorização de alguns que você já nem utiliza mais através da seção ‘Aplicativos e sessões’. Acompanhe abaixo como realizar os ajustes tanto pelo celular como no navegador.

Revogar acesso de aplicativos no Twitter pelo celular

1. No celular (Android ou iOS), toque na sua foto de perfil e acesse a opção ‘Configurações e privacidade’ no menu lateral.

publicidade
Revogar acesso de um aplicativo no Twitter pelo celular

2. No menu de configurações, toque em Segurança e acesso à conta > Aplicativos e sessões (no Android, é preciso acessar mais uma opção, a ‘Aplicativos conectados’).

Revogar acesso de um aplicativo no Twitter pelo celular

3. Na página seguinte, selecione na lista de apps os aplicativos que deseja revogar a autorização de acesso à conta. Para isso, como no exemplo abaixo, basta tocar em Revogar permissões do aplicativo.

publicidade

Revogar acesso de aplicativos pelo navegador

1. Abra a página do Twitter no navegador, clique no ícone de três pontos na barra lateral e acesse a opção ‘Configurações e privacidade’.

Revogar acesso de um aplicativo no Twitter pelo navegador

2. Nas configurações, clique em Segurança e acesso à conta > Aplicativos e sessões.

Revogar acesso de um aplicativo no Twitter pelo navegador

3. Na próxima tela, clique em ‘Aplicativos conectados’.

Revogar acesso de um aplicativo no Twitter pelo navegador

4. Assim como no celular, selecione um dos apps da lista e clique em ‘Revogar permissões do aplicativo’.

Pronto! Agora você já está por dentro de mais uma configuração do Twitter que permite revisar e revogar as autorizações de acesso de aplicativos a sua conta.

Veja também

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!