Pessoas transgêneros, travestis, transexuais, não binárias e intersexo podem se inscrever gratuitamente em cursos de tecnologia oferecidos pelo educaTRANSforma, até o final do próximo domingo (23). São 30 vagas gratuitas para os cursos online de formação.

São cinco cursos disponíveis: Gestão e Inovação, Marketing Digital, UI/UX Design, Infraestrutura e Data Science. O principal requisito, além de ser uma pessoa trans, é ter mais de 18 anos e o ensino médio completo. Estudantes também precisam ter 16 horas semanais disponíveis para os estudos.

publicidade

Leia mais:

O educaTRANSforma lembra ainda que é preciso ter um computador com acesso à internet. A lista de pessoas selecionadas para os cursos de tecnologia deve ser divulgada até o dia 4 de fevereiro, com as aulas começando no dia 7 de fevereiro, uma segunda-feira. Os horários para estudar, porém, são flexíveis.

publicidade

O educaTRANSforma destaca ainda, sobre os cursos, a capacitação técnica de 6 meses nas áreas disponíveis, mentoria com pessoas especialistas na área, treinamentos semanais em qualidades subjetivas (soft skills) e encaminhamentos psicológicos, psiquiátricos, endocrinológicos, medicamentos, computador e internet.

Pessoas trans sofrem dificuldades para encontrar vagas de emprego formais. Imagem: Tereza Ferreira/Shutterstock

O empreendimento visa diminuir o deficit de profissionais em Tecnologia da Informação (TI), com a capacitação gratuita de pessoas trans. O recorte específico é justamente pela falta de empregabilidade desse nicho. A pessoas transgêneros, travestis, transexuais, não binárias e intersexo encontram dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho formal.

publicidade

De acordo com uma estimativa feita pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), baseada em dados levantados pelas unidades regionais da entidade, 90% das pessoas trans acabam recorrendo à prostituição em algum momento da vida, para se sustentar. Além disso, a expectativa de vida dessa população no Brasil é de apenas 35 anos.

O edital do processo seletivo para os cursos pode ser encontrado na página do educaTRANSforma no Linktree.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!