Em um release divulgado hoje (19), a MediaTek conta que fez a primeira demonstração ao vivo da tecnologia Wi-Fi 7, e vai lançar produtos compatíveis com o padrão em 2023. Com o Wi-Fi 7, ou IEEE 802.11be, os usuários terão velocidades até 2,4 vezes maior do que o Wi-Fi 6, além de uma latência reduzida.

A demonstração foi feita para clientes e parceiros, e incluiu duas partes, justamente para ilustrar esses destaques. A primeira foi focada na velocidade, enquanto a outra, na baixa latência do Wi-Fi 7. Usando as mesmas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz usadas no Wi-Fi 6, ou a de 6 GHz no Wi-Fi 6E, o Wi-Fi 7 oferece uma velocidade até 2,4 vezes maior, mesmo com o mesmo número de antenas.

publicidade

O Wi-Fi 7 funciona com canais de 320 Mhz, e conta com a tecnologia de modulação de amplitude de quadratura (QAM) 4K, e também com MRU (Multi-User Resource unit, ou unidade de recursos multiusuário) para reduzir possíveis interferências. Além disso, ele conta com MLO (Multi-link Operation, ou operação multilink). Essa tecnologia transmite o sinal Wi-Fi em várias bandas paralelamente, e assim, com latência bem menor.

Wi-Fi 7 pode ser substituto de uma rede fixa

Alan Hsu, vice-presidente e gerente de conectividade inteligente da MediaTek, falou sobre a demonstração da tecnologia. “O lançamento do Wi-Fi 7 marcará a primeira vez que o Wi-Fi poderá ser um verdadeiro substituto de rede fixa/Ethernet para aplicativos de altíssima largura de banda”, disse.

publicidade

Além disso, o executivo acredita que a tecnologia Wi-Fi 7 da MediaTek “fornecerá conectividade perfeita para tudo, desde aplicativos de realidade aumentada/realidade virtual multiplayer, games na nuvem e chamadas com streaming de 4K a 8K e muito mais”.

A MediaTek lembra que está envolvida no desenvolvimento do padrão Wi-Fi 7 desde que ele foi criado. Com a demonstração, a empresa mostra que também é uma das primeiras empresas a adotarem a tecnologia.

publicidade

Leia também:

Os primeiros produtos Filogic compatíveis com Wi-Fi 7 chegam ao mercado a partir do ano que vem. Mas, apesar disso, o padrão só deve chegar mesmo em 2024, como lembra o site XDA Developers.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!