China diz ter construído “o maior robô quadrúpede” para fins militares

Modelo é consideravelmente lento, navegando a menos de 10 km/h, mas consegue carregar até 160 kg em equipamentos
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 24/01/2022 16h50, atualizada em 26/01/2022 12h57
maior-robo-quadrupede-china-capa
Imagem: Global Times/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Exército de Libertação popular da China afirma ter construído “o maior robô quadrúpede” para fins militares em todo o mundo. O equipamento está aparecendo cada vez mais na mídia estatal do país, com alguns detalhes sendo compartilhados pelas agências e aos poucos ganhando o mundo.

Segundo o jornal chinês Global Times, o robô em questão tem uma velocidade máxima bem baixa — ele não passa de 10 km/h quando carregando equipamentos. Mas é na capacidade de carga que ele se destaca: sozinho, ele consegue levar até 160 kg.

Leia também

Mais interessante ainda é que apesar do tamanho ele ainda consegue navegar por elevações de terreno sem muita dificuldade, tornando-o adaptável a qualquer ambiente, ao menos em teoria, graças a diversos sensores de posicionamento e análise em tempo real. Segundo relatos da mídia, ele também é capaz de se locomover para frente, para trás e na diagona. Há quem afirme que ele consiga “trotar e saltar”.

De acordo com o Global Times, a China também pode ser capaz de armar o robô, dando-lhe algumas capacidades de combate, além dos serviços de apoio logístico. A ideia é utilizá-lo em terrenos onde veículos convencionais têm dificuldade em chegar ou trafegar. O jornal também fala em seu uso para patrulhamento de regiões fronteiriças, onde a presença humana constante é difícil.

Além do grandalhão, a China também criou um robô apelidado “Geda”, mais ou menos com o tamanho e peso de um cão doméstico. O propósito é o mesmo de sua versão avantajada: carga e transporte de equipamentos e possível reconhecimento — embora em menor escala: o Geda não aguenta mais do que 40 kg.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital