Usando tecnologia baseada em rovers lunares japoneses, o robô autônomo Mighty-D3 recebeu um prêmio de inovação na Consumer Electronics Show deste ano (CES 2022). A máquina tem mostrado ser capaz de realizar uma gama de movimentos e manobras, desde evitar obstáculos e subir escadas até se mover para os lados e girar no local.

O Mighty D-3 foi desenvolvido pela empresa de robótica japonesa Piezo Sonic e é dotado de um motor ultrassônico especial que não usa bobinas ou ímãs. Esse dispositivo pode exercer cinco vezes a potência de um motor DC do mesmo tamanho.

Leia mais:

O robô de última geração possui, além de um chassi universal, quatro pernas com rodas que são acionadas individualmente e podem girar para fora ou para dentro, em um ângulo de até 90°, permitindo mudanças rápidas de trajetória. As rodas também podem formar uma configuração circular, para que o veículo gire no mesmo lugar.

publicidade

Elas são montadas de forma independente em rolamentos de pivô. Isso significa que, ao dirigir em uma superfície irregular, cada uma das pernas pode dobrar de forma independente, compensando a altura dos obstáculos e mantendo o nível do compartimento de carga.

Subindo escadas e rampas

Robô japonês rodando em um espaço aberto
Imagem: Divulgação/Piezo Sonic

Segundo a empresa, o Mighty D-3 pode superar degraus com mais de 15 cm de altura. Além de enfrentar pisos lisos, irregulares ou acidentados, o robô também vem com capacidade de escalada de 15 graus. Seu peso é de 25 kg, tendo dimensões de 65 x 50 x 55 cm. A capacidade de carga útil do D-3 é de até 20 kg, já sua aceleração máxima vai até 10 km/h.

Equipado com sensores de curto alcance, LiDAR, câmeras e GPS, o robozinho japonês pode navegar facilmente e evitar obstáculos como pedestres ou objetos diferentes. Sua tecnologia o torna adequado para uma variedade de aplicações.

pequeno robô acompanhando uma pessoa
Imagem: Divulgação/Piezo Sonic

Por exemplo, você pode fazer com que ele te siga na rua e leve suas compras, pode ser usado em fábricas, para entregas, na agricultura, para patrulhamento de segurança e muito mais.

A Piezo Sonic não menciona nada sobre os preços do Mighty D-3 ou quando será lançado. As informações são de que o robô japonês está programado para começar a operar em Tóquio.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!