O Google decidiu por não mais substituir os cookies de terceiros por FLoC (Federated Learning of Cohorts), propondo agora usar a API de tópicos, um novo sistema de publicidade baseada nos interesses dos usuários. Este novo sistema identifica até cinco dos seus interesses a cada semana.
O Google garante que as informações ficarão salvas no telefone durante três semanas e depois são excluídos, não envolvendo nenhum sistema externo. A empresa também informou que está preparando uma configuração para permitir que os usuários acessem e apaguem os tópicos salvos.
Leia também!
- Lives agendadas, tradução do reels e mudança de cor: entenda as novidades do Instagram
- Pedidos de remoção de conteúdo no Twitter por governos bate recorde
- Facebook é processado após assassinato de homem nos EUA
O Google reforçou que os tópicos não vão incluir “categorias sensíveis”, como caça ou gênero. Atualmente, a taxonomia de publicidade possui cerca de 350 tópicos disponíveis, mas a big tech visa aumentar isso para centenas ou até mesmo milhares.
“Ser menos assustador que o FLoC não significa que seja ‘bom’. Ele informará a rastreadores de terceiros sobre que tipo de sites você navega e pode ajudar sites e anunciantes a identificá-lo em todos os dispositivos”, pontuou Bennett Cyphers, tecnólogo da equipe da EFF (Electronic Frontier Foundation), sobre a nova ferramenta.

O que são e como funcionam os cookies?
Já ouviu falar dos ‘cookies’? Esses pequenos arquivos são uma parte importante do funcionamento da internet. Basicamente, eles conseguem armazenar informações dos usuários ao acessar uma determinada página pela primeira vez.
Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que está valendo desde agosto de 2020, todos os sites são obrigados a informar sobre o uso de cookies. Pensando nisso, confira mais detalhes sobre como o recurso funciona.

Os cookies são arquivos que identificam um usuário por meio da coleta de dados. Com as informações, os cookies podem personalizar a experiência de navegação caso o internauta volte a visitar a mesma página no futuro.
Vamos a um exemplo prático: alguns sites de notícias podem destacar os links que você já acessou em cores diferentes, o que também vale para as redes sociais, que também usam os cookies para ajustar a experiência de uso de acordo com cada usuário.
Se quiser entender melhor sobre os cookies, clique aqui e acompanhe a matéria completa sobre esse importante recurso.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!