A Lotus anunciou nesta sexta-feira (28) o primeiro esboço de seu carro esportivo elétrico, com lançamento previsto para 2026.

Pelo croquis, é possível ver que o novo modelo terá design retrô, inspirado em carros históricos da marca como o Esprit e o Europa, apresentando carroceria com silhueta rebaixada e asa dianteira e traseira proeminentes.

publicidade

Ainda não há detalhes técnicos sobre o modelo, mas a Lotus garantiu parceria com a startup Britishvolt, que será a responsável pelo fornecimento de baterias. No memorando divulgado pelas duas marcas, ambas se comprometem a “colaborar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia avançada para carros elétricos”.

Na semana passada, a Britishvolt assegurou 1,7 bilhão de libras (aproximadamente R$ 12,3 bilhões) em investimentos vindos dos novos patrocinadores Tritax e Abdrn. O montante será utilizado para financiar a inauguração de sua primeira fábrica de baterias em Blyth, na Nortúmbria (nordeste da Inglaterra), em 2024.

A Lotus é a primeira empresa a se tornar parceira da Britishvolt, mas a startup promete anunciar novos nomes nas próximas semanas.

Croqui de Lotus elétrico
Lotus/Divulgação

Prioridades na bateria

A definição de uma parceira para baterias é fundamental para a Lotus evoluir sua filosofia de carro elétrico, especialmente se quiser manter o peso leve de seus chassis — uma marca registrada dos esportivos britânicos. De acordo com a montadora, a nova plataforma E-Sports, que será própria para carros elétricos, irá acomodar a bateria de duas formas: embaixo do assoalho ou empilhada atrás dos assentos para reproduzir um layout de motor central. Segundo o diretor técnico Matt Windle, em entrevista à Autocar, isso dará ao modelo elétrico da Lotus “o controle de largada e a estabilidade aos quais estamos acostumados”.

Sabe-se também que a menor bateria no EV da marca britânica será uma unidade de 66,4 kWh, enquanto a maior terá uma capacidade de 99,6 kWh. A Britishvolt não comentou sobre o assunto.

Via Autoevolution

Imagem: Lotus/Divulgação

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!