Os smartphones já se tornaram parte da rotina de muitas pessoas, seja simplesmente para a troca de mensagens através de aplicativos como o WhatsApp ou outras tarefas que normalmente exigem o uso do teclado, como acessar páginas e efetuar pesquisas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas simples para te ajudar a digitar mais rápido no iPhone (e no iPad) alterando alguns ajustes.

Cadastrar atalhos para frases mais utilizadas

O primeiro truque para digitar mais rápido é tirar proveito da ‘Substituição de Texto’, um recurso nativo do iOS que permite digitar frases inteiras automaticamente por meio de abreviações. 

1. Para experimentar a função, acesse Ajustes > Geral > Teclado > Substituição de Texto.

publicidade

2. Por aqui, você verá algumas substituições cadastradas por padrão. Para adicionar uma nova, toque em ‘+’, preencha uma frase, o seu atalho e depois toque em ‘Salvar’.

Dicas para digitar mais rápido no iPhone

Ajustar o tamanho e posição do teclado

Com telas cada vez maiores, fica cada vez mais complicado digitar com uma mão só no teclado virtual do iPhone, que ocupa por padrão toda a porção inferior da tela.

A boa notícia é que existe uma forma de contornar o problema. O iOS permite reduzir o tamanho do teclado e posicioná-lo em uma das laterais da tela.

1. Para ativar o teclado reduzido, segure com o dedo sobre o ícone de emoji até que apareça um novo menu.

2. Nos atalhos, escolhe a opção que deseja (para voltar ao teclado padrão, basta seguir os mesmos passos e selecionar o ícone do meio).

Dicas para digitar mais rápido no iPhone

Use a barra de espaço como “touchpad”

Mantendo a barra de espaço pressionada ao efetuar uma pesquisa ou digitar um texto, é possível utilizá-la como uma espécie de mouse virtual. 

1. Para isso, mantenha o dedo sobre a tecla até que todos os caracteres desapareçam.

2. Em seguida, mova o cursor até o local que deseja.

Dicas para digitar mais rápido no iPhone

Sacudir para desfazer digitação

Outra funcionalidade presente no iOS é a possibilidade de sacudir o iPhone para desfazer a digitação. Uma função que pode ser útil caso precise apagar uma frase ou texto no dispositivo em apenas um toque.

1. Para desfazer uma digitação, basta sacudir o iPhone. Como no exemplo abaixo, surgirá a seguinte mensagem na tela.

2. Confirme a solicitação tocando em ‘Desfazer’.

Acesso a extensões de domínio

Sempre que digitar um endereço de um site ou e-mail, será preciso incluir a sua respectiva extensão de domínio, como .com, .edu ou .org, por exemplo. 

Para não ter que fazer isso manualmente, uma dica é segurar com dedo sobre a tecla ponto (.) e selecionar um dos atalhos sugeridos (funciona apenas na digitação de endereços de e-mail e páginas).

Por fim, uma dica extra para otimizar a digitação nos aparelhos da Apple é acessar Ajustes > Geral > Teclado. Na seção ‘Todos os Teclados’, verifique se todas as opções estão ativadas.

Pronto! Adotando essas dicas, certamente a sua velocidade de digitação no iPhone vai melhorar.

Veja também

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!