iPhone 13 Pro vai enfim utilizar os 120Hz da tela em qualquer app

O iPhone 13 Pro e o Pro Max não exibem os 120Hz em qualquer app por conta de um bug que foi resolvido no iOS 15.4 beta 1
André Fogaça31/01/2022 18h04, atualizada em 02/05/2024 15h07
iPhone 13 Pro Max (Imagem: Mario Kurth/Olhar Digital)
iPhone 13 Pro Max (Imagem: Mario Kurth/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple finalmente vai permitir que aplicativos de terceiros utilizem todo o potencial das telas do iPhone 13 Pro e seu irmão 13 Pro Max. A novidade fica por conta do iOS 15.4 que corrige um bug encontrado pela própria Apple, que limita apps terceiros em 60Hz e não permite alcançar os 120Hz prometidos por estes celulares.

Com o iPhone 13 Pro e seu irmão Pro Max, a Apple seguiu a concorrência e entregou um display capaz de exibir até 120Hz de atualização. A função é muito bacana para dar maior qualidade nas animações, mas por um bug do sistema operacional, este recurso estava basicamente limitado aos apps criados pela própria empresa da maçã.

Leia também:

A partir do iOS 15.4, que vai trazer o reconhecimento facial até mesmo para quem está de máscara, estes modelos de iPhone 13 Pro poderão entregar todo o potencial da tela em qualquer programa. A falha, presente em uma parte do software chamada de Core Animation, foi corrigida na primeira versão de testes deste update e um desenvolvedor, Christian Selig, já percebeu as melhorias em seu aplicativo.

Correção de bug da tela em 120Hz é automática

Selig rodou testes de seu programa dentro do iOS 15.4 beta 1 e percebeu que a atualização do display estava marcada em 8,33 milissegundos. Levando para um termo mais comum, isso significa 1/120 de um segundo, ou 120Hz.

A melhor parte para os desenvolvedores é que a correção do bug é inserida de forma automática no código. Christian Selig notou este detalhe ao perceber que seu app simplesmente passou a exibir a atualização esperada para a tela com tecnologia Pro Motion da Apple, sem qualquer mudança feita por ele.

O iOS 15.4 deve deixar a experiência de uso mais uniforme em todos os apps, mas também pode significar algum consumo elevado para a bateria – pois com mais Hz sempre em exibição, mais energia é necessária para mostrar essa atualização toda.

Via: MacRumors.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.