O Windows 11 está em 16,1% de todos os computadores que escolheram alguma versão do sistema operacional da Microsoft. A informação é animadora, mas também mostra que mesmo três meses após seu lançamento, o Windows 10 ainda domina com folga este mercado de PCs.

Por mais que algumas pessoas reclamem do Windows 11, não é possível negar que este é o sistema operacional mais atual da Microsoft, com recursos extras e novidades importantes para o usuário. Ele chegou oficialmente ao mercado em outubro do ano passado, mas sofreu com alguns bugs e trouxe limitações generosas para quem poderia instalar o novo software.

publicidade

Leia também:

Windows 11 (Imagem: divulgação/Microsoft)
Windows 11 (Imagem: divulgação/Microsoft)

A maior delas está na instalação do Windows 11 apenas em PCs com processador compatível com TPM 2.0, que basicamente significa qualquer modelo lançado pela Intel, Qualcomm ou AMD a partir de 2017. Mesmo assim, o sistema operacional mais recente da Microsoft conseguiu crescer em três meses, quase dobrando a participação de mercado em aproximadamente 60 dias.

Windows 11 cresce, mesmo sem suporte para PCs antigos

O levantamento sobre a participação do Windows 11 no mercado de PCs que utilizam o sistema operacional da Microsoft foi feito pela empresa AdDuplex. Ela levantou informações de aproximadamente 60 mil computadores que estavam rodando programas com o SDK AdDuplex v.2.

O relatório divulgado no final da semana passada diz que o Windows 11 apareceu em 16,1% de todos os computadores analisados. Depois dele aparecem versões do Windows 10, desta forma:

  • Windows 10 (21H1): 28,6%
  • Windows 10 (20H2): 26,3%
  • Windows 10 (21H2): 12,1%
  • Windows 10 (2004): 9,7%
  • Windows 10 (1909): 2,9%
  • Windows 10 (O18U ou mais antigo): 2,7%
  • Windows 10 (1903): 1,4%
  • Windows 11 (Insiders): 0,4%

A própria Microsoft comentou recentemente que a adoção do Windows 11 estava mais veloz, praticamente duas vezes mais rápida, quando comparada ao mesmo período do Windows 10.

Via: XDA-Developers e AdDuplex.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!