Levantamento mostra aumento de passageiros voando pelo Brasil em 2021

O número de passageiros em aviões pelo Brasil aumentou graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19, que começou em 2021
Karoline Albuquerque01/02/2022 15h21
aeroporto_jk_2603201059
Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, terceiro maior aeroporto do Brasil com pouca movimentação de passageiros
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se em 2020 o número de pessoas viajando de avião caiu drasticamente por causa da pandemia da Covid-19, o ano seguinte apresentou uma melhoria. Em 2021, a quantidade de passageiros no Brasil aumentou 20,4%, de acordo com um levantamento da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), divulgado na última sexta-feira (28).

De acordo com os dados do órgão federal, mais de 62,5 milhões de pessoas foram transportadas nos aeroportos brasileiros. Dezembro foi o principal destaque, com o maior volume de passageiros transportados desde janeiro de 2020, somando 7,7 milhões de pessoas nos voos, se aproximando a um cenário pré crise sanitária.

Leia mais:

Em 2020, a quantidade total de passageiros voando pelo Brasil foi de 51,9 milhões. Os dados atuais mostram uma gradual retomada do turismo e viagens pelo país ao longo do ano passado. Isso acontece justamente depois do aumento de pessoas vacinadas e adoção de protocolos sanitários no setor.

“Mais de 30,6 mil estabelecimentos e guias de turismo já aderiram ao Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo e estão adotando práticas mais seguras, colocando o Brasil em posição de destaque no cenário mundial como um destino protegido e responsável”, disse o ministro do Turismo Gilson Machado Neto, ao site do Governo Federal.

Avião. Imagem: Shutterstock
A vacinação foi um dos motivos da melhora no setor. Imagem: Shutterstock

Guarulhos, em São Paulo, maior aeroporto do país, se destacou em número de movimentação, obviamente. Por lá, foram registradora mais de 24 milhões de passageiros ao longo do ano. Brasília e Viracopos aparecem em seguida, com cerca de 10 milhões cada.

O Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco, também entrou nos destaques, com 7,5 milhões de pessoas. Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, somou 4,8 milhões de passageiros, enquanto Maceió, capital alagoana, registrou 1,9 milhão de pessoas.

Vale lembrar que alguns aeroportos brasileiros foram privatizados, enquanto outros seguem com a operação da Infraero. Nesses últimos, um total de 37,8 milhões de passageiros transitaram, alta de 38%.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital