A picape F-150 Lightning, da Ford, será o primeiro modelo movido a bateria capaz de sustentar uma rede elétrica doméstica. Prevista para ser lançada no fim do semestre, a caminhonete elétrica da montadora vem com o recurso “Intelligent Backup Power”, que permite carregamento bidirecional. Isto é, se há queda de energia na casa, basta recorrer à picape que ela opera como um gerador elétrico, a exemplo desse ônibus escolar recentemente anunciado pela BYD.

De acordo com a Ford, a bateria da picape F-150 Lightning — com capacidade de 131 kWh — pode fornecer até 9,6 kW de potência para uso doméstico. Isso significa que, com base no consumo doméstico médio de 30 kWh por dia nos Estados Unidos, é possível, com um extensor de alcance, obter fornecimento completo de energia por até três dias. O recurso foi desenvolvido em conjunto com a Sunrun, uma das maiores empresas de painéis solares no país.

“A F-150 Lightning traz inovações para os clientes que incluem a capacidade de alimentar suas casas quando eles mais precisam”, explica o diretor de serviços energéticos da Ford, Matt Stover. “A parceria com a Sunrun aproveita sua experiência para levar a energia solar a ainda mais clientes, dando a eles chance de transformar sua caminhonete numa incrível fonte de armazenamento de energia.”

Picape Ford F-150 Lightning como gerador de energia elétrica doméstico
Bateria da picape F-150 Lightning pode fornecer até 9,6 kW de potência para uso doméstico (Ford/Divulgação)

Como funciona

Para configurar a operação, o usuário terá que equipar a residência com uma estação de carregamento de 80 amperes, a Ford Charge Station Pro. Esse equipamento fornece uma série de funcionalidades com carregamento inteligente. Depois, é necessário o Home Integration System, pacote desenvolvido com a Sunrun que inclui inversor de energia, bateria com partidas isoladas (black-starts) e chave de transferência. Essa ferramenta permite que a energia flua para a casa de forma independente, sem a necessidade de conexão de rede.

publicidade

Uma vez com os dois produtos, a picape F-150 Lightning é acionada como gerador, caso a rede elétrica na casa caia. Quando a energia é restaurada, o sistema retorna automaticamente ao grid elétrico convencional.

A Ford não revelou detalhes de preços. Clientes que estejam interessados em combinar a instalação do Charge Station Pro com energia solar, no entanto, podem solicitar por redução no valor da instalação e planos de financiamento.

Via Green Car Reports

Imagem: Ford/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!