O Google anunciou hoje que o Gmail vai receber mudanças que vão integrar melhor o Google Chat, Google Meet e o Spaces. Com a mudança, as outras ferramentas de mensagens do Google, que fazem parte da suíte Workspace voltada para negócios, não vão mais aparecer como janelinhas ao lado dos e-mails. As ferramentas vão ganhar telas próprias no Gmail, que poderão ser acessadas por botões grandes no canto esquerdo da tela.

Botões para Chat, Spaces e Meet aparecerão no canto esquerdo da tela. Via Google

As mudanças começam a aparecer para usuários do Workspace no dia 8 de fevereiro. Em abril, o novo layout vai aparecer mesmo para usuários que não tiverem ativado a nova visualização (segundo o Google, o Gmail vai exibir avisos para isso). Inicialmente, os usuários poderão voltar para o layout antigo nas Configurações, mas essa opção será desativada até o final do segundo trimestre.

publicidade
Versão atual do Gmail com o aviso da nova visualização. Via Google

Como o The Verge apontou, a mudança pode não agradar quem gosta de ver tudo em uma mesma tela. Mas para quem prefere se concentrar em uma coisa de cada vez, a nova interface do Gmail dará acesso fácil para as outras ferramentas de mensagem sem que a tela fique muito lotada. O Google diz que balões de notificação vão aparecer para os usuários quando outra ferramenta precisar de atenção.

Leia mais:

A mudança de visualização integrada será implementada para usuários do Google Workspace Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Fundamentals, Education Plus, Frontline, Nonprofit, G Suite Basic e Workspace Business. Um porta-voz do Google disse que o novo layout não será disponibilizado para usuários do Gmail gratuito.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!