Com a pandemia do coronavírus e o regime home office adotado por grande parte das empresas e escolas, as videonconferências tornaram-se algo rotineiro. O problema é que a correria do dia a dia impossibilita, por vezes, a participação em todas as reuniões, o que leva as pessoas a buscarem formas de como gravar as chamadas online.

Além disso, professores podem disponibilizar a videoconferência para que seus alunos possam revisar os conteúdos abordados, bem como os gestores das companhias podem reaproveitar a ligação em reuniões futuras.

publicidade

A boa notícia é que Google Meet e Zoom, duas das principais plataformas usadas durante a pandemia, possuem recursos para registrar as chamadas feitas. Basta seguir os tutoriais abaixo para não ter mais “dores de cabeça” ao se ausentar de alguma reunião.

Como gravar chamadas no Google Meet

Antes de mais nada é importante frisar que o Google tem regras específicas para gravar suas chamadas. O recurso é disponibilizado apenas para usuários com as seguintes edições do Google Workspace:

publicidade
  • Essentials
  • Business Standard
  • Business Plus
  • Enterprise Essentials
  • Enterprise Standard
  • Enterprise Plus
  • Education Fundamentals (disponível para os usuários com uma licença para “professor”)
  • Education Plus (disponível para usuários com uma licença “professor” ou “aluno”)

Além disso, o indivíduo deve ser o organizador da reunião ou pertencer ao mesmo grupo do dono da chamada. No âmbito educacional, apenas os professores com uma conta do Google Workspace poderão realizar a gravação.

Após iniciar ou entrar em uma chamada no Google Meet, clique no menu de três pontos localizado no canto inferior direito da tela. Se estiver de acordo com as condições mencionadas, o quadro “Gravar reunião” vai aparecer. Basta clicar na opção.

publicidade

Importante mencionar que os outros participantes receberão um aviso quando a gravação começar ou parar.

Ferramenta para gravar chamadas no Google Meet

A gravação é finalizada automaticamente quando todos os outros participantes saírem da sala. Caso queira fazer o processo manualmente, basta entrar novamente no menu de três pontos e clicar em “Interromper gravação”.

publicidade
Como encerrar gravação no Google Meet

Após a geração da gravação, a chamada vai ser salva no Google Drive de quem iniciou o processo. Um e-mail com o link da gravação também será enviado para o organizador da videoconferência e para a pessoa que gravou a chamada.

Leia mais:

Como gravar chamadas no Zoom

O Zoom disponibiliza a gravação por usuários com a Conta Basic (gratuita) Zoom ou superior ou que utilizem o cliente Zoom versão 2.0 ou superior.

No entanto, caso o usuário não seja o dono da chamada, ele precisará de autorização para utilizar a ferramenta de gravação.

Com a chamada iniciada, basta clicar no botão “Record”, localizado ao lado da ferramenta de reações.

Recurso para gravar chamada no Zoom

Para finalizar ou pausar a gravação da chamada, basta clicar em uma das opções que foram disponibilizadas no mesmo lugar do botão “Record”.

Como parar gravação da videoconferência

O registro da videoconferência, no entanto, só vai ser disponibilizado após o término da ligação. Quando a chamada acabar, o próprio Zoom vai converter a gravação e solicitar um diretório para salvar a chamada.

Como gravar tela no Windows 10

Caso não se enquadre nos pré-requisitos descritos acima, ainda é possível gravar um vídeo de sua tela utilizando a ferramenta nativa do Windows 10 – acess.

Importante mencionar que, independentemente do tipo de gravação escolhido, é sempre bom avisar aos participantes quando for gravar a chamada.

Fonte: Google/Zoom