Uma ponte elevatória de quase 100 anos será desmontada em Roterdã, segunda maior cidade da Holanda, por causa do bilionário Jeff Bezos. O motivo? O dono da Amazon comprou um super iate de luxo que precisa passar pela Ponte Koningshaven no próximo verão do hemisfério norte, o inverno do hemisfério sul, entre os meses de junho e agosto.

O barco Y721 está sendo montado pela empresa holandesa Oceanco, com a construção iniciada no ano passado, sob o custo de cerca de US$ 500 milhões. O super iate tem quase 130 metros de comprimento e é alto demais para passar pela ponte quase centenária, já que tem 40 metros de altura.

publicidade

Leia mais:

A prefeitura de Roterdã confirmou o plano de desmontar a Ponte Koningshaven para a passagem da embarcação, com Jeff Bezos, obviamente, pagando a conta. Desde terça-feira (1º), a mídia holandesa relata a remoção temporária da parte central da via.

publicidade

Claro, a manobra é controversa. Afinal, a ponte é um monumento nacional de longa história. Recentemente, entre 2014 e 2017, ela passou por uma grande reforma. Na ocasião, as autoridades locais afirmaram que a ponte não seria desmontada novamente.

Foto de Jeff Bezos, fundador da varejista Amazon
Jeff Bezos comprou o super iate, que deve ser o maior do mundo. Crédito: lev radin/Shutterstock

Mas, aparentemente, os empregos gerados pela construção do super iate do bilionário norte-americano dono da Amazon e da Blue Origin impulsionaram o plano. Assim, a promessa é de que tudo seja montado de volta como está. “É a única rota para o mar”, acrescentou um porta-voz do prefeito.

publicidade

Originalmente, a parte central era uma ponte giratória, mas ela precisou ser modificada por causa de acidentes com embarcações. Assim, De Hef, como é popularmente conhecido justamente esse meio da Ponte Koningshaven, foi inaugurada em 1927. Mas, há quase trinta anos, em 1993, ela parou de ser utilizada

Via: BBC

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!