Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (ONS, na sigla em inglês) apontou que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 possuem 93% menos risco de morrer em decorrência da doença do que as pessoas que não tomaram a vacina.  

Os pesquisadores separaram os grupos por idade, levando em consideração as diferenças na estrutura etária e tamanho da população, concluindo que em todos os grupos, as mortes de vacinados são menores.  

Leia também!

Ao analisar o risco de morte entre julho e dezembro de 2021 na Inglaterra para as pessoas vacinadas com duas doses e com dose de reforço, a pesquisa apontou que o risco foi 93,4% menor para quem já recebeu o reforço do imunizante e 81,2% menor para quem recebeu apenas duas doses. A comparação dos dois grupos foi realizada com as pessoas que não se imunizaram contra o SARS-CoV-2.  

publicidade

Notou-se também que em dezembro de 2021 o número de óbitos entre pessoas vacinadas subiu de 92,0 mortes por cada 100 mil em outubro, para 367,7. No último mês do ano a mortalidade para pessoas não vacinadas estava em 462,2 a cada 100 mil.  

Caixão de óbito em decorrência da Covid-19
Covid-19: risco de morte é 93% menor para vacinados em comparação com não vacinados. Imagem: azerberber/iStock

Enquanto a mortalidade foi de 33,1 a cada 100 mil para pessoas vacinadas com a dose de reforço até 21 dias e 24,5 para aquelas com mais de 21 da aplicação extra. Entretanto, a ONS destaca que taxas de mortalidade não devem ser levadas como medida de eficácia das vacinas.  

O Instituto alerta que os números da pesquisa foram ajustados por idade e tamanho da população, desconsiderando diferenças, como outros problemas de saúde, que podem afetar as taxas de mortalidade. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!