Os pacientes que contraíram o vírus da Covid-19 após serem vacinados possuem danos mais leves nos pulmões, de acordo com imagens de exames publicados em um estudo na revista científica Radiology, na última terça-feira (1º).

Os cientistas da Coreia do Sul consultaram dados de 761 pacientes que foram hospitalizados com Covid-19 e que tinham 47 anos de idade, na média. Enquanto um subgrupo de 47 pessoas já havia sido vacinado com duas doses, outros 127 estavam imunizados parcialmente e 587 não haviam recebido qualquer vacina.

As imagens de tomografia computadorizada do tórax foram feitas em 54% das pessoas durante a internação. A equipe constatou que apenas 22% das tomografias dos não vacinados não tinham sinais de pneumonia. Para os parcialmente imunizados, esse índice foi de 30% e de 59% para aqueles que tomaram as duas doses. 

Veja as imagens:

publicidade
Tórax de homem de 36 anos que não foi vacinado contra a Covid-19 e sem comorbidades nas imagens E e F;
Exame E foi realizado logo após a entrada no hospital com nenhuma alteração no pulmão;
A tomografia F foi tirada no mesmo dia e mostra anomalia no lobo superior esquerdo
(Imagem: Yeon Joo Jeong et.al)

Diabetes, idade avançada, trombocitopenia, níveis elevados de proteínas como LDH (desidrogenase lática) e C reativa (PCR) foram fatoresassociados a um maior risco de caso grave de Covid-19. A necessidade de ventilação mecânica e morte hospitalar ocorreu apenas entre não imunizados.

“Após o ajuste para as características clínicas basais, a análise mostrou que os pacientes totalmente vacinados tinham um risco significativamente menor de necessitar de oxigênio suplementar e de internação na UTI do que os pacientes não vacinados”, disse em comunicado o autor do estudo, Yeon Joo Jeong. Além disso, os cientistas consideram que com o surgimento de novas cepas da Covid-19, pesquisas adicionais são necessárias.

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!