Uma junção de cientistas liderada pela Universidade de Oxford comunicou a descoberta de uma variante ainda mais agressiva do HIV na Holanda e países próximos. Ao todo, foram identificados 109 pacientes com essa cepa do vírus da Aids que tinham de 3,5 a 5,5 vezes mais carga viral, além de que a sua contagem de células CD4+ do sistema imune se reduzia com o dobro da velocidade.

Só que de acordo com os cientistas, essa variante não deve ser capaz de desdobrar uma consequência como uma crise de saúde pública. Isso porque é um vírus de transmissão sexual e evolui mais devagar que a Covid-19, por exemplo. O que não significa que não precisa de cuidado da vigilância epidemiológica.

A nova cepa se chama VB, já que é uma variante do subtipo B do HIV. “A idade, o sexo, local de nascimento e o modo suspeito de transmissão par aos 109 indivíruso era o mesmo que o típico dos soropositivos na Holanda, sugerindo que o aumento de virulência se atribui mesmo à linhagem viral”, pontuaram os cientistas, liderados, por Chris Wymant, de Oxford, em estudo publicado na revista Science.

Foi possível descobrir por conta da alta cobertura da vigilância epidemiológica para HIV na Holanda. Pois o país não tem uma epidemia grave, conseguindo analisar o histórico do vírus em amostras de mais da metade de seus pacientes.

A cepa VB foi descoberta em um contexto de atuação do projeto de vigilância virológica chamado BEEHIVE, que monitora países europeus. Nisso, foram encontrados 17 pacientes com essa variedade do vírus e depois, outros 92 foram encontrados em sequencias e amostras de vírus do HIV que a Holanda vem guardando há três décadas.

Leia também!

“Análises de sequências genéticas sugerem que essa nova variante surgiu nos anos 1990 a partir de uma mutação nova, não de uma recombinação entre vírus, e adquiriu maior transmissibilidade por meio de um mecanismo molecular de virulência ainda não conhecido”, dizem os autores.

Inclusive, o paciente mais antigo com a variante foi diagnosticado em 1998, o que faz com que os cientistas acreditam que a cepa do HIV tenha surgido por volta de 1990.

Fonte: O Globo