O passo é tímido em comparação a outras montadoras, mas a Alfa Romeo enfim se moveu, após anos de espera: o SUV Tonale foi anunciado hoje como seu primeiro modelo eletrificado, um híbrido plugin (PHEV).

O exterior tem o design italiano pelo qual a marca é célebre:

publicidade

Dentro, há um motor turbo 2.0 de 4 cilindros, que trabalha com um conjunto elétrico em todas as rotas, rendendo 295 cv. Ambos os sistemas compartilham um câmbio automático de 9 marchas. Como é comum nos híbridos olug-in, há um modo puramente elétrico, mas o motor a combustão interna sempre trabalha em conjunto com os elétricos.

Há um tablet central e um painel digital, que rodam Android Auto e Apple Car Play, que serão atualizados automaticamente. O carro também pode controlar as ações de quem dirige, restringindo sua velocidade, área e dando alertas de roubo com localização.

publicidade

Um Alfa Romeo com NFT

A parte mais exótica do veículo: todo carro contra com um NFT. Não é um link para a foto do carro, mas um que aponta para a compra e os dados do carro, de seu uso e manutenção. É um registro impossível de falsificar sobre como ele foi usado e cuidado, o que pode ajudar na revenda – ou muito pelo contrário.

A Alfa Romeo é uma marca, digamos assim, “cult”. Ela nunca foi muito grande, e seu modelo recente mais popular, o Giulietta, não vendeu meio milhão de exemplares em seu período de produção, entre 2010 e 2020 – no mesmo ano, a produção geral da marca foi apenas de 54 mil veículos, 1/4 do que costumava ser no começo dos anos 2000. Desde o 4C, em 2013, estava devendo um modelo novo.

publicidade

Mas o executivo  Jean-Philippe Imparato tem planos de fazer a marca crescer novamente, e prometeu que o Tonale é apenas o primeiro de uma nova linha. Também prometeu um Tonale puramente elétrico para 2023.

A versão híbrida deve começar a ser vendida já no final do ano e os primeiros modelos devem ser entregues no começo do ano que vem. Ainda não há informações de preço.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!