Tim Sweeney confirmou que a Epic Games não tem planos de dar suporte ao Fortnite para o dispositivo portátil da Valve, Steam Deck.

A confirmação chegou por meio de uma resposta a um usuário do Twitter, em que Sweeney, CEO da Epic, explicou que a empresa está trabalhando para melhorar a compatibilidade do Easy Anti-Cheat para o Steam Deck, mas isso não se aplica ao Fortnite, que assim como outros grandes títulos multiplayer online, enfrenta problemas com o software antitrapaça no sistema operacional baseado em Linux do Steam Deck.

Mas, os futuros usuários do Steam Deck que pretendem jogar Fortnite nele tem uma saída. Apesar de Fortnite não estar disponível no Steam, o Steam Deck foi projetado como uma plataforma aberta, o que significa que usuários podem instalar jogos fora da Steam.

fortnite geforce now
Fortnite não terá suporte nativo para o Steam Deck. Divulgação/Epic Games

A sequência de interações de Tim Sweeney com usuários do Twitter começou por meio de uma tweet perguntando sobre planos de atualizações de Fortnite para fazer o Proton/Wine se tornar compatível com os softwares anti-trapaça Easy Anti-Cheat e BattlEye. A resposta de Sweeney foi direta: “Fortnite não”. Mas ele seguiu afirmando que existe um grande esforço em maximizar a compatibilidade do Easy Anti-Cheat com o Steam Deck.

publicidade

Na sequência, Sweeney foi perguntado sobre o motivo de Fortnite ter sido excluído totalmente dessa questão. “Nós não temos confiança de que seríamos capazes de combater trapaças em escala sob uma ampla variedade de configurações de núcleo, incluindo as personalizadas,” respondeu o CEO da Epic.

Alguns jogadores chegaram a sugerir que Sweeney não a ausência de suporte seria por a Epic não querer seu maior título sendo jogado no hardware de uma companhia rival, mas é provável que o Steam Deck seja apenas muito nichado para a Epic querer se esforçar para garantir a compatibilidade.

Desde o anúncio, Sweeney vem se mostrando um apoiador da ideia do Steam Deck, declarando que a criação do dispositivo é uma “movimentação incrível” da Valve e elogiando a abordagem de plataforma aberta do dispositivo.

Leia mais!

Com ou sem suporte para Fortnite, o Steam Deck será lançado no dia 25 de fevereiro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!