Ucrânia usa Bitcoin para financiar operações contra a Rússia

A tensão entre Ucrânia e Rússia aumenta, enquanto grupos pró-Kiev fomentam a campanha doando quantias na criptomoeda Bitcoin
Karoline Albuquerque09/02/2022 12h05, atualizada em 24/02/2022 12h43
ucrânia, rússia, bitcoin
Imagem: Alexey Struyskiy/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há semanas, a tensão entre Ucrânia e Rússia só aumenta. Os russos rejeitam a possibilidade dos ucranianos aderirem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Agora, um novo relatório da empresa de análise de blockchain Elliptic aponta para um aumento nas doações em Bitcoin para financiar as operações de Kiev contra Moscou.

As criptomoedas estão sendo doadas para organizações não governamentais (ONGs) ucranianas, em uma “guerra de fundos coletivos”, por hacktivistas pró-Ucrânia e organizações militares. Parte desses grupos estão envolvidos em uma espécie de guerra cibernética, enquanto outros fornecem assistência financeira aos militares.

Leia mais:

Em uma espécie de prelúdio de uma potencial invasão, a Rússia já acumulou mais de 100 mil soldados nas fronteiras com a Ucrânia e também com a Bielorrússia. Moscou ainda transferiu 3 mil soldados para a região, mantendo outros 8,5 mil em alerta redobrado.

O governo de Wladmir Putin, porém, nega a possibilidade de um ataque e diz que os Estados Unidos estão tentando levar a guerra entre os países. Já as autoridades de Kiev denunciam a existência de uma “guerra híbrida”, mesmo sem nenhum confronto militar até agora.

Entre as acusações, há uma de que o Kremlin estaria por trás de um ataque cibernético que derrubou sites oficiais do governo ucraniano. Uma ação que, segundo o governo do país, é uma “manifestação da guerra híbrida que a Rússia mantém na Ucrânia desde 2014”. Naquele ano, o governo russo anexou a península da Crimeia.

bitcoin altos e baixos
Os grupos doam em Bitcoin para não passar por instituições financeiras que possam bloquear as quantias. Imagem: Shutterstock

Agora, as ONGs ucranianas querem garantir o apoio financeiro aos soldados, além de armas e suprimentos médicos. Isso acontece como uma resposta à corrupção do governo do país. Também por este motivo, os doadores usam o Bitcoin para enviar o dinheiro, ignorando bancos e instituições financeiras que possam bloquear os pagamentos.

“A Elliptic identificou várias carteiras de criptomoedas usadas por esses grupos voluntários e ONGs, que coletivamente receberam fundos totalizando pouco mais de US$ 570 mil – grande parte no ano passado”, destaca o relatório da Elliptic. Há ainda doações em Litecoin, Ethereum e stablecoins.

Via: Decrypt

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital