Dois casos da Febre de Lassa foram diagnosticados na Inglaterra. A doença, descrita pela primeira vez na Nigéria e que já causou surtos na África, não era encontrada no Reino Unido há mais de 10 anos.

De acordo com a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, um terceiro caso suspeito também é investigado. Um dos dois casos confirmados se recuperou e o segundo está recebendo atendimento especializado em um hospital. O caso “provável” também está sendo tratado.

publicidade

Todos os casos são de membros da mesma família e tem ligação com viagens feitas para países do oeste do continente africano, o que indica que não há transmissão da doença dentro do território britânico. 

Febre de Lassa

Segundo o Manual MDS, a Febre de Lassa possui transmissão principalmente através de roedores ou pela sua urina e excrementos para as pessoas, geralmente quando elas comem alimentos contaminados. Além disso, o contato direto com excrementos de pessoas contaminadas, como saliva, fezes e urina, pode transmitir a doença.

publicidade

Leia mais:

Cerca de 80% dos casos de febre de Lassa são leves e muitas vezes não são diagnosticados. Mas os sintomas são graves em cerca de 20% das pessoas. Os sintomas incluem febre, diarréia, vômito, dor no corpo, fraqueza e mal estar.

publicidade

“Podemos confirmar que dois casos de Febre de Lassa foram identificados na Inglaterra e um outro caso provável está sob investigação. Os casos são da mesma família e estão ligados a viagens recentes à África Ocidental”, disse Susan Hopkins, consultora médica chefe da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido.

“Os casos de Febre de Lassa são raros no Reino Unido e não se espalham facilmente entre as pessoas. O risco geral para o público é muito baixo. Estamos entrando em contato com os indivíduos que tiveram contato próximo com os casos antes da confirmação de sua infecção, para fornecer avaliação, suporte e aconselhamento adequados”, completou ainda.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!