Três adolescentes siberianos foram sentenciados por conspirar para destruir a versão virtual do game Minecraft do prédio do Serviço de Segurança Federal (FBS) da Rússia, entre outras atividades.

Segundo informações do Moscow Times, uma corte militar russa declarou os adolescentes culpados de “receber treinamento com o objetivo de realizar atividades terroristas”, com um deles sendo sentenciado a cumprir cinco anos em uma colônia penal.

Os outros dois adolescentes receberam sentenças de três e quatro anos, que serão cumpridas em liberdade condicional. Os três foram presos ao mesmo tempo, com 14 anos de idade, por colocar panfletos políticos no escritório local do Serviço de Segurança Federal.

minecraft
Sede do FBS, em Moscou, que foi recriada virtualmente no game Minecraft, Imagem: Shutterstock

Depois da prisão, o FBS revistou os telefones dos adolescentes e encontrou vídeos do trio fazendo pirotecnias e alegadamente lançando coquetéis Molotov em uma parede, juntamente com o plano de explodir o prédio virtual do FSB criado no Minecraft.

publicidade

Segundo familiares, ex-professores e advogados, os três são adolescentes “normais” e “como outras crianças”. Sobre os vídeos encontrados, a mãe de um deles se pronunciou. “Eu sempre soube onde ele estava, até quando eles estavam fazendo essas bombas. Mas era uma pegadinha pequena e infantil, uma bomba de crianças,” explicou ela.

Leia mais!

O adolescente que recebeu a pena de 5 anos de prisão pelos planos de destruir o prédio no Minecraft se chama Nikita Uvarov, e ele se declarou inocente. “Eu não sou um terrorista. Eu não sou culpado. Eu só gostaria de terminar meus estudos, receber uma educação e ir para algum lugar muito longe daqui, um lugar onde eu não vou irritar ninguém dos serviços especiais.”

Ele ainda adicionou: “Eu tinha o desejo de aprender algo novo, eu gostava de aprender algo sobre física, química, biologia, sobre vários cientistas famosos; eu também assistia programas científicos e educacionais.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!