Uma pesquisa da Universidade de Medicina de Chicago, nos Estados Unidos, afirmou que homens com altos níveis de gordura possuem uma menor densidade óssea e maiores chances de quebrar ossos, quadro conhecido como osteoporose.  

O estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society refuta a ideia disseminada por profissionais da saúde de que pessoas com maior índice de gordura corporal, consequentemente, possuem uma estrutura óssea mais forte.  

Leia também!

Durante a pesquisa foram analisados dados sobre a densidade mineral óssea e composição corporal de mais 10,8 mil pessoas com menos de 60 anos. A partir da análise, foi possível constatar uma associação positiva entre a massa magra e a densidade óssea, enquanto a massa gorda fazia o papel contrário, principalmente em homens.  

publicidade

“Descobrimos que a maior massa gorda estava relacionada à menor densidade óssea, e essas tendências eram mais fortes nos homens do que nas mulheres“, explicou o pesquisador Rajesh K. Jain. “Nossa pesquisa sugere que o efeito do peso corporal depende da composição de massa magra e gorda de uma pessoa, e que o alto peso corporal por si só não é garantia contra a osteoporose”.  

Altos níveis de gordura corporal em homens aumenta risco de osteoporose, diz pesquisa. Imagem: Crevis/Shutterstock

“Os profissionais de saúde devem considerar a triagem de osteoporose para pacientes com alto peso corporal, especialmente se tiverem outros fatores de risco, como idade avançada, fratura anterior, histórico familiar ou uso de esteroides”, concluiu Jain. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!