Você já ficou frustrado quando adorou a sua beleza no espelho, mas ao tirar fotos, não ficou como esperava? Pois bem, a ciência descobriu algumas explicações que dizem o motivo. Por mais acostumado que as pessoas estejam com o espelho, ele mostra a imagem contrária.

E o que isso quer dizer? Que estamos acostumados a ver a nossa versão inversa, o que faz com que as fotos geram um estranhamento, já que o nosso rosto tende a ser assimétrico. De acordo com os especialistas, as pessoas de forma mais favorável ao que estão familiarizadas.

A versão invertida – ou a certa, na verdade – não quer dizer que parecemos melhores no espelho, é apenas uma predisposição da nossa mente a acreditar nisso. Sem contar que as fotos não correspondem igualmente a beleza de nenhum ser humano.

Leia também!

publicidade

Ângulos, iluminações, flash e lentes diferentes contribuem para a formação de outra imagem, por exemplo. Além disso, o especialistas comentam que algumas câmeras não possuem a capacidade de se ajustar à claridade e à escuridão da maneira que nossos olhos fazem, também fazendo com que a imagem saia de outro jeito.

Por outro lado, estudo publicado na revista científica Personality and Social Psychology Bulletin retratou um experimento através de uma série de fotografias e notaram que as pessoas tendem a acreditar que são mais bonitas do que a realidade. O estudo foi só uma amostra e outros profissionais contrariaram isso, falando que a tendência ao ver as fotos é a autodepreciação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!