O Google anunciou o Chrome OS Flex, um sistema operacional gratuito que pode transformar PCs ou Macs antigos em dispositivos que rodam o Chrome OS, mesmo sistema dos Chromebooks.

O Chrome OS Flex foi desenvolvido pela mesma equipe da Neverware que criou a tecnologia CloudReady. O Google comprou a Neverware em 2020 justamente com esse objetivo, levar o Chrome OS para computadores velhos.

Chrome OS Flex pode ser instalado em um pendrive ou no HD ou SSD
Chrome OS Flex pode ser instalado em um pendrive ou no HD ou SSD / Divulgação: Google

Com o sistema Chrome OS Flex, os dispositivos vão reiniciar mais rápido, e como o projeto é do Chrome OS, e não do Chromium, o Google promete atualizações constantes.

Com um sistema atualizado, seus dispositivos antigos de até 13 anos poderão ter sua vida útil ampliada, reduzindo o descarte de materiais eletrônicos.

publicidade

Instalação do Chrome OS Flex pode ser feita em um pendrive

Além disso, o mais interessante é que dá para instalar o sistema em um pendrive. Assim, é possível testar como ele roda no seu dispositivo, antes de instalar o sistema operacional no seu HD ou SSD.

Leia também:

O Chrome OS Flex também tem uma versão para empresas. Com ela, a administração e segurança dos dispositivos pode ser feita remotamente pela rede, assim como em outros Chromebooks.

Além disso, o CloudReady segue disponível, para quem preferir uma versão mais estável.

O Olhar Digital já está testando o Chrome OS Flex, e em breve, vamos fazer um review completo do novo sistema. Se você quiser testar também, é só fazer o download nesse site.

Fonte: Android Police e Gizmochina

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!