A cidade de Americana, no interior de São Paulo, registrou um caso de raiva felina, também conhecida como raiva de gato. A informação foi divulgada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) na última quarta-feira (16). O laudo foi emitido pelo Instituto Pasteur, de São Paulo.

O animal, apesar de domesticado, tinha livre acesso à rua. Ele apresentou sintomas neurológicos e foi internado em uma clínica veterinária, onde veio a óbito. O CDZ identificou as pessoas que tiveram contato com o animal, sendo dois funcionários da clínica e a dona. Todos seguiram o protocolo, recebendo soro antirrábico e as vacinas.

publicidade

Raiva de gato

Na próxima semana, o CDZ deve iniciar uma vistoria na região onde o gato vivia, para vacinar animais e procurar outras pessoas que possam ter tido contato com o felino infectado com raiva.  A previsão é de que sejam visitados aproximadamente 1.800 imóveis.

Leia mais:

publicidade

A Raiva é uma doença transmitida ao ser humano pela saliva e por secreções de animais infectados, principalmente por mordeduras, arranhaduras e lambeduras. A doença se apresenta como uma infecção do cérebro e causa óbito em quase 100% dos casos. A doença se manifesta de forma semelhante em cães e gatos.

“A maioria dos casos está relacionada aos morcegos contaminados. A contaminação ocorre por meio da caça a este animal ou mesmo quando eles [cães e gatos] encontram o morcego caído no chão e o contato acaba sendo inevitável”, disse a médica veterinária e responsável técnica do CCZ, Aneli Marques Neves Conceição.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!