De acordo com as informações dadas pelos operadores na última quinta-feira (17), a maior usina a carvão da Austrália fechará em 2025, e isso é sete anos antes do que o previsto. Os operadores disseram que a instalação não era mais viável, por conta do baixo custo de energias renováveis.

A Origin Energy garantiu aos investidores que o “influxo de energias renováveis” estava “afundando a economia” da enorme planta de Eraring, que fica localizada no norte de Sydney. A usina possui quatro geradores a carvão de 720 megawatts, e um a diesel, de 42 megawatts, sendo que ambos fornecem cerca de 25% da eletricidade necessária em Nova Gales do Sul, o estado mais populoso da Austrália.

publicidade

“Hoje, apresentamos o potencial de acelerar o fechamento da Eraring até meados de 2025”, informou o CEO da Origin Energy, Frank Calabria. A fábrica está em operação há cerca de 40 anos e fecharia apenas em 2032. “A realidade é que a economia das plantas energéticas a carvão está sob uma crescente e insustentável pressão pela geração de energia limpa e de baixo custo”, completou. Vale lembrar que a Austrália é um dos principais produtores e exportadores de carvão e gás em todo o mundo.

O anúncio da empresa de abandonar o ramo da energia a carvão dá continuidade aos movimentos da concorrência de acelerar o fechamento de suas usinas a carvão, lutando com os preços de energia em queda que prejudicaram as usinas que não possuem flexibilidade para desligar quando há energia excedente.

publicidade

Leia mais:

Fonte: AFP

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!