A audiodescrição (conhecida pela sigla AD) faz parte da categoria de recursos de acessibilidade que traduz imagens em palavras, melhorando o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, como peças de teatro, programas de TV, bem como aulas, palestras e outros por meio de informação sonora.

Normalmente, a ferramenta é muito utilizada na área de entretenimento, ampliando as possibilidades de acesso à cultura e informação. 

Símbolo ou ícone da audiodescrição (AD)
A AD permite que pessoas com deficiência visual consigam interpretar imagens estáticas ou filmes, por exemplo. Imagem: ricochet64/Shutterstock

Quando surgiu no Brasil?

A primeira audiodescrição realizada no Brasil ocorreu no Rio de Janeiro em 2003, no Festival International de Filmes sobre Deficiência (em 1999, a audiodescritora Bell Machado já fazia AD de filmes de maneira informal em Campinas – SP). 

O primeiro programa de TV feito com audiodescrição foi o ‘Programa Assim Vivemos’, que estreou em março de 2009 na TV Brasil. 

publicidade

Em 2000, a Lei n. 10.098 (Lei de Acessibilidade) trouxe à tona a implementação do recurso no meio audiovisual. Em 2004, o Decreto 5.296 determinou a obrigatoriedade da descrição de voz em imagens na televisão.

Desde 2014, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) determina que todos os projetos de produção audiovisual fi­nanciados com recursos públicos devem ter legendas descritivas, audiodescrição e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Como funciona a AD?

A audiodescrição pode ser gravada ou ao vivo, no primeiro caso é inserida previamente por meio de uma faixa adicionada ao áudio original de um programa ou filme, depois é feita a mixagem (processo que combinada um ou mais canais de áudio). 

No segundo caso, a fala de um roteirista especializado em AD é inserida entre os diálogos de uma obra. Suprindo a função de informar o espectador.

Sua disponibilidade também pode ser por fones de ouvido que recebem a audiodescrição. É o caso das peças de teatro, por exemplo. O recurso também pode ser acessado por programas que funcionam como leitores de tela.

Um desafio da audiodescrição é priorizar o que é mais importante para o ouvinte. Como a AD tem função de informar e complementar algo, a sua narração não deve competir ou interferir no que é apresentado na obra original.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!