A Salesforce recentemente anunciou a intenção em trabalhar com NFT, mas a medida desagradou uma parcela considerável da sua força de trabalho. De acordo com a Thomsom Reuters Foundation, 400 funcionários da empresa espalhados pelo mundo inteiro assinaram uma carta aberta com questionamentos sobre o uso da tecnologia, incluindo preocupações com o impacto ambiental e também com a natureza “desregulamentada e altamente especulativa” dos ativos digitais em NFT.

“A quantidade de golpes e fraudes no universo de NFT é assustador”, teriam escrito os funcionários, dias após a Salesforce (que, entre outras coisas, é dona do Slack) anunciar o lançamento de uma nuvem NFT para ajudar interessados no mercado a criar e distribuir seus bens digitais.

Leia mais:

NFTs movimentaram quantias imensas de dinheiro nos últimos meses, mas muitos críticos da tecnologia alegam que o impacto ambiental não compensa possíveis ganhos. Pesquisadores estimam que a pegada de carbono média de NFTs pode ser de mais de 200 kg de carbono, o equivalente a mais de 800 km rodados por um carro a gasolina.

publicidade

Por causa disso, os funcionários da Salesforce, uma empresa que se posiciona como líder de negócios sustentáveis, a adoção da tecnologia de NFTs seria contraditória.

À Reuters, um porta-voz da Salesforce disse que a empresa aceita “feeback de funcionários e está orgulhosa em cultivar uma cultura de confiança que permita que eles apontem visões diversas,” e que uma reunião com empregados será realizada durante os próximos dias para tratar do tema.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!