A Salesforce, que anunciou em agosto a integração com a plataforma de comunicação corporativa Slack — adquirida em 2020 pela companhia de software por US$ 28 bilhões — anunciou nesta quarta-feira (27) os resultados de um levantamento recente da consultoria IDC.

Segundo a pesquisa, a empresa e seus parceiros podem gerar 1,2 milhão de empregos no Brasil e US$ 64,6 bilhões em receita até o ano de 2026 (mais de R$ 360 bilhões na cotação atual).

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A IDC também prevê que as tecnologias relacionadas à nuvem, um dos setores principais em que a Salesforce opera, vão responder por 24% dos gastos em TI na América Latina em 2021, crescendo até 43% em 2026.

Imagem ilustra o conceito de computação em nuvem, um dos setores principais em que a Salesforce opera.
Nuvem da Salesforce vai movimentar bilhões no Brasil em 2021. Imagem: Zoomik/Shutterstock

Em outro estudo, dessa vez sobre o uso da computação em nuvem com 525 empreendimentos de oito países (EUA, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália, França, Alemanha, Singapura e Japão), a IDC revela o seguinte: 74% deles disseram que já possuem uma estratégia de transformação digital, enquanto 97% consideram a nuvem como parte importante desta estratégia. 

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Por fim, a pesquisa também aponta outro dado importante: de 2021 a 2024, a migração para a nuvem pode reduzir a emissão de carbono em até 1 bilhão de toneladas métricas. A própria Salesforce tem como meta alcançar a marca de 100% de energia renovável até 2022.

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Nuvem vai gerar bilhões em 2021

Os serviços na nuvem da Salesforce vão responder por US$ 6,9 bilhões em receita no Brasil em 2021, alcançando mais que o triplo dessa quantia em 2026 (US$ 26,8 bilhões), conforme os dados da IDC. 

O ecossistema de parceiros da empresa acompanhará essa tendência e será, segundo o estudo, seis vezes maior em 2026 — o ecossistema inclui empresas que não são parceiras formais do Salesforce, mas vendem produtos ou serviços associados à companhia.

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“O ecossistema de parceiros da Salesforce é crucial na estratégia de oferecer o poder de nossas soluções para empresas de todos os tamanhos, indústrias e lugares do país. Nossos parceiros têm enorme importância em nossa missão de ajudar nossos clientes a alcançarem o sucesso no relacionamento com seus clientes”, diz Fabio Costa, General Manager da Salesforce no Brasil.

Como a Salesforce vai criar empregos no Brasil?

A companhia diz que possui programas próprios para criar e preencher vagas de trabalho. Sua comunidade de ‘Trailblazers’, uma rede de milhões de pessoas, tem acesso à plataforma educativa Trailhead, que fornece trilhas guiadas de carreira para ocupar cargos na Salesforce. A plataforma, inclusive, está apresentando três novas carreiras para áreas que estão em rápido crescimento: marketing, vendas e design.

O Trailhead, segundo a companhia, já capacitou mais de 3,5 milhões de pessoas ao redor do mundo em habilidades requisitadas para os trabalhos do futuro.

Créditos da imagem principal: Sundry Photography/Shutterstock

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