Nasce a Extreme H, campeonato off-road para carros movidos a hidrogênio

Por Lucas Berredo, editado por Fábio Marton 21/02/2022 13h27
Extreme H, categoria de carros a hidrogênio
Extreme H/Divulgação
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Após o sucesso da Extreme E, primeiro campeonato de carros elétricos offroad, o criador da categoria, o empresário espanhol Alejandro Agag, vai lançar em 2024 uma competição somente para modelos a hidrogênio. É a Extreme H, que terá corridas nos mesmos fins de semana da Extreme E (de elétricos, como o nome indica) e nas mesmas locações.

De acordo com Agag, o formato será o mesmo da categoria principal: um evento eliminatório com percurso fixo de oito quilômetros, com cada equipe sendo formada por dois pilotos, um homem e uma mulher. Já o carro continuará sendo o SUV esportivo Odyssey 21, fabricado pela Spark Racing Technology, mesma empresa que constrói os monopostos da Fórmula E (aliás, outra criação de Agag). O trem de força, produzido pela Williams, também é o mesmo do campeonato de single-seaters.

Os organizadores da Extreme H afirmam que as células de combustível na categoria serão alimentadas por hidrogênio verde, que combina água e energia solar. Como na Extreme E, o principal desafio do projeto será adaptar as células às condições limítrofes nas quais são disputadas as provas do campeonato: calor do deserto, frio ártico, umidade amazônica, competição em altas montanhas, entre outros.

“A Extreme E foi projetada para ser um teste de inovação e soluções para mobilidade”, explica o executivo, em comunicado à imprensa. “Ficou cada vez mais claro para nós que criar uma série de corridas de hidrogênio é uma evolução natural na nossa missão de mostrar as possibilidades de novas tecnologias no caminho para combater o problemas climáticos.”

Protótipo deve ser lançado em 2023

O desenvolvimento da célula de combustível de hidrogênio para a Extreme H já está em andamento. O protótipo provavelmente estará pronto no início do ano que vem, pouco antes da temporada inaugural de 2024. “Junto com os atuais times da Extreme E, decidiremos nos próximos meses a melhor forma de integrar os carros movidos a hidrogênio no fim de semana de corrida”, diz Agag. “Duas categorias separadas ou uma transição completa para o hidrogênio ou corrida conjunta, são todas essas opções na mesa.”

A temporada inaugural da Extreme E em 2021 teve cinco etapas: Arábia Saudita, Senegal, Groenlândia, Sardenha (Itália) e Reino Unido. Era prevista uma corrida em Santarém, no Pará, para outubro, mas ela foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19.

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Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

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Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital