Um novo estudo produzido na Malásia apontou que usar a ivermectina para o tratamento contra a Covid-19 é inútil, como outras pesquisas haviam constatado anteriormente. No entanto, os testes realizados mostraram que alguns pacientes que fizeram o uso do medicamento tiveram um quadro de diarreia grave.  

Pesquisadores afirmaram que “o tratamento com ivermectina durante a doença precoce não impediu a progressão para doença grave” e que os “resultados do estudo não suportam o uso de ivermectina para pacientes com Covid-19″.

Leia também!

A pesquisa acompanhou um grupo de 500 pessoas que testaram positivo para o SARS-CoV-2, todas com 50 anos ou mais e com pelo menos uma comorbidade. Metade dos infectados receberam a ivermectina para o tratamento dos seus sintomas, além do tratamento padrão.  

publicidade

Dos pacientes acompanhados no estudo, 44 apresentaram eventos adversos e, desses, 33 estavam no grupo que fez uso da ivermectina. O principal evento adverso foi diarreia grave, em que os pacientes perderam líquidos de forma súbita, enquanto outras pessoas tiveram quadros mais preocupantes, como infarto do miocárdio.  

ivermectina. Imagem: Shutterstock
Estudo aponta que uso de ivermectina é inútil no tratamento da Covid-19 e pode causar diarreia grave. Imagem: Shutterstock

Em todas as métricas analisadas, o grupo das pessoas que receberam ivermectina não se saíram melhores que o grupo controle. Houve 13 mortes dos pacientes envolvidos no estudo, mas segundo os pesquisadores não há relação com o uso do medicamento.  

“A incidência notavelmente mais alta de [eventos adversos] no grupo da ivermectina levanta preocupações sobre o uso desse medicamento fora dos ambientes de teste e sem supervisão médica”, alertam. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!