Comemorado nesta segunda-feira (21), o dia Internacional da Língua Materna tem como tema em 2022 “usando a tecnologia para o aprendizado multilíngue: desafios e oportunidades”. O objetivo da data deste ano, criada pela Conferência Geral da Unesco de 1999, é discutir o papel potencial da tecnologia para promover a educação multilíngue, apoiando o desenvolvimento de ensino e aprendizagem de qualidade para todos.

Para marcar o momento, um webinar foi organizado justamente para debater o assunto, reforçando o papel dos professores na promoção do ensino aprendizagem e também para refletir sobre as tecnologias e como elas contribuem com o ensino.   

Tecnologia: forte aliada na educação

O tema escolhido para a reflexão neste dia da língua materna não foi em vão: graças a tecnologia o ensino teve continuidade ao longo dos períodos de isolamento social por conta da pandemia. 

A educação à distância ganhou força e, hoje, já chega a superar o presencial no caso das graduações no Brasil, por exemplo. Assim, a tecnologia garante oportunidades de aprendizagem, contribuindo com a inclusão e a educação multilíngue baseada na língua materna é um componente chave. 

publicidade

Leia mais:

Plataformas online em alta 

Pesquisa da Unesco em parceria com a Unicef e Banco Mundial revela que as respostas da educação ao fechamento de escolas por conta da Covid-19 em 143 países de alta renda tiveram excelentes resultados em razão das plataformas online de aprendizado remoto. 

Em contextos de baixa renda, a maioria dos países relatou usar meios de transmissão como televisão (83%) e rádio (85%) para apoiar a continuidade do aprendizado. Obviamente, faltava aos professores habilidades e prontidão para usar o ensino a distância. 

Muitos alunos careciam do equipamento necessário, acesso à internet, materiais acessíveis, conteúdo adaptado e apoio humano que lhes permitiria seguir o ensino à distância

Além disso, ferramentas, programas e conteúdos de ensino e aprendizagem a distância nem sempre são capazes de refletir a diversidade linguística. 

Em razão da pandemia de covid-19, a tecnologia foi uma forte aliada da educação, contribuindo com o processo de ensino aprendizagem por meio das videoaulas. Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock

Importância da data 

Segundo a Unesco, celebrar o dia da Língua Materna reflete a importância da diversidade cultural e linguística, que são componentes essenciais para sociedades sustentáveis em todo o mundo.

A preservação das diferenças de culturas e línguas, que fomentam a tolerância e o respeito entre seres humanos, é uma das componentes fundamentais do trabalho da agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, principalmente pelo fato da diversidade linguística estar cada vez mais ameaçada e a certas línguas estarem a extinguir-se, gradualmente. 

Dados das Nações Unidas mostram que 40% da população mundial não têm acesso a uma educação em uma língua que fala ou compreende. Ou seja, muitos esforços ainda são necessários para mudar essa triste realidade.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!