O Governo Federal — através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Defesa Civil Nacional — está utilizando imagens de satélites como uma das maneiras de conseguir informações de alta qualidade para os trabalhos de apoio e resgate de vítimas das chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, localizada no Rio de Janeiro.

As imagens são obtidas com um mecanismo de cooperação que possibilita o fornecimento gratuito de imagens de geoprocessamento e são elaboradas pelo International Charter Space and Major Disasters. Ao todo, 131 países utilizam as imagens, que são produzidas por 17 agências espaciais com base em informações de 61 satélites.

“Essas imagens orientam nossas ações. A partir delas, sabemos onde atuar com prioridade, identificamos áreas e acessos afetados e melhoramos a avaliação do tamanho e dos danos do desastre”, disse o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

Sendo assim, a utilização do International Charter Space and Major Disasters no Brasil ocorre em parceria entre a Defesa Civil Nacional, por meio do Cenad, e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além disso, para a elaboração das imagens de Petrópolis, houve o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

petrópolis por satélite
Imagens dos satélites mostram áreas afetadas pelas chuvas
Imagen: MDR

As ações na cidade carioca contaram com um mapa baseado nas imagens de satélites que mostra as áreas onde houve deslizamentos de terra, inundações, enxurradas e fluxo de detritos. Petrópolis também terá imagens feitas com comparativos de antes e depois do desastre: “São dados muito importantes. Além de ajudar muito nas buscas, permitem que tenhamos algumas informações com mais facilidades, como o número de casas afetadas, por exemplo.”

Leia também

publicidade

A equipe da Defesa Civil Nacional está em Petrópolis desde semana passada com o objetivo de dar assistência à população. Na última quinta-feira (17), o MDR reconheceu o estado de calamidade pública na cidade e liberou o primeiro repasse de recursos, na quantia de R$ 2,33 milhões. Ademais, o Governo Federal também anunciou um orçamento extra de R$ 2 bilhões para auxiliar municípios de todo o país atingidos por desastres naturais.

Fonte: Gov.br

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!