Um estudo publicado na terça-feira (22) na revista científica Current Biology descreve a descoberta de um fóssil de pterossauro de 170 milhões de anos que pode ser o esqueleto mais bem preservado do réptil alado pré-histórico. Os restos do animal foram encontrados na Escócia, e, segundo os cientistas, são os maiores de seu tipo no período jurássico.

Nesta foto, a estudante de doutorado da Universidade de Edimburgo Natalia Jagielska posa com o maior pterossauro jurássico do mundo desenterrado na Ilha de Skye, na Escócia. Crédito: Stewart Attwood/National Museums Scotland

Também conhecido como pterodáctilo, o pterossauro em questão tinha uma envergadura estimada de mais de 2,5 metros, semelhante à de um albatroz, segundo o Museu Nacional da Escócia.

A descoberta foi feita pela doutoranda Amelia Penny durante uma excursão na Ilha de Skye, no noroeste do país, em 2017. Segundo Penny, ela viu a mandíbula do pterossauro se projetando das rochas. Agora, depois de todas as análises concluídas, ele será adicionado ao acervo do museu.

Fósseis preservados desse dinossauro são mais comuns na América do Sul

“Os pterossauros preservados em tal qualidade são extremamente raros e geralmente são encontrados em formações rochosas no Brasil e na China”, diz a doutoranda Natália Jagielska, autora do novo artigo científico que descreve o achado. “E, mesmo assim, um enorme pterossauro perfeitamente preservado emergiu de uma plataforma de marés na Escócia”, disse ela.

Steve Brusatte, professor de paleontologia da Universidade de Edimburgo, disse que a descoberta foi a melhor encontrada na Grã-Bretanha desde o início do século 19, quando a famosa paleontóloga Mary Anning (que serviu de inspiração para o filme Ammonite, de 2020) descobriu muitos fósseis jurássicos significativos na costa sul da Inglaterra.

Segundo Brusatte, o fóssil identificado por Amelia Penny tem ossos “leves como penas” e “tão finos quanto folhas de papel”, e foram necessários vários dias para extraí-lo da rocha.

Ele disse que o dinossauro “nos diz que os pterossauros cresceram muito antes do que pensávamos, muito antes do período Cretáceo, quando estavam competindo com pássaros, e isso é extremamente significativo”.