Diante da expansão das criptomoedas, o Serviço Secreto dos Estados Unidos decidiu lançar uma campanha para conscientizar os investidores sobre como realizar aplicações com segurança, deixando claro que a atividade é totalmente legal no país. Para isso, um vídeo institucional foi lançado no Youtube, com um minuto e 9 segundos, mostrando que a CIA está pronta para agir em casos ilícitos de uso dos ativos digitais, com o mote “and we standy ready” (estamos prontos, em tradução livre).
Ferramenta educacional
O vídeo é uma ferramenta educacional da instituição pública norte-americana e mostra cenários de riquezas que geralmente fazem parte da vida dos investidores que aplicam em criptomoedas.
Mas também mostra os horrores da criminalidade e as consequências para quem anda fora dos trilhos. O objetivo é justamente combater o uso ilícito dos ativos digitais, fornecendo informações seguras aos cidadãos que auxiliem na conscientização, garantindo aplicações seguras e em fontes legais.
O diretor assistente do Escritório de Investigações do Serviço Secreto dos Estados Unidos, Jeremy Sheridan, afirmou que o hub é focado em investigar crimes financeiros.
“O objetivo é identificar, prender e processar os envolvidos em crimes com ativos digitais. No entanto, é fundamental observar que a linguagem e o tom usados em relação às criptomoedas são positivos”, informou Sheridan.
Popularidade dos ativos digitais
O vídeo institucional reconhece que as moedas digitais e as criptomoedas estão se tornando métodos de pagamentos populares, realidade que levou o Serviço Secreto a criar novos projetos no setor, indo desde a conscientização até a repressão.
O lançamento do hub de conscientização ocorre dois anos depois que o Serviço Secreto fundou a Força-Tarefa de Crimes Cibernéticos Relacionados a Finanças.
Apesar das primeiras atividades terem sido focadas em um olhar analítico sobre as criptomoedas, agora o Serviço Secreto percebe que esse universo deixou de ser apenas um paraíso para crimes cibernéticos ou atividades ilícitas e que vem atraindo muitos investidores sérios. Portanto, a crença de que o mundo cripto era reservado para criminosos e usuários de drogas foi ao chão.
Leia mais:
- Procon-SP aciona Policia Civil para investigar suposto golpe de criptomoedas que captou R$ 700 milhões
- Regulação de criptomoedas avança no Senado
- Rússia vai considerar propostas do banco central sobre criptomoedas
Universo legal
Agora, o Serviço Secreto dos Estados Unidos admitem que os investimentos e transações em criptomoedas e ativos digitais são um universo legal, necessitando de blockchain transparente de olho em atividades financeiras lícitas, ou seja, é possível rastrear e monitorar os ativos de quem tem boas intenções no mercado.
Exemplo é a história da Bitfinex, que se transformará em um documentário na Netflix, mostrando o caso de um casal que se aventurou a lavar dinheiro usando um blockchain, mas que depois percebeu que seria uma tarefa árdua e bem difícil.
Assim, para quem sonha com a vida do mundo do crime, o dinheiro em espécie ainda é um meio de pagamento mais eficaz, principalmente para ser utilizado no dia a dia.
Via: Exame
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!