O Google anunciou nesta semana que deixará de oferecer o Modo Lite no Chrome que roda em smartphones e tablets Android. Este recurso é importante para economizar dados durante a navegação e o motivo para seu fim, segundo o gigante das buscas, está na redução dos custos para o acesso das redes móveis.
Em 2014, pouco tempo depois do Opera Mini passar a reduzir o consumo de dados para utilizar o navegador, o Chrome seguiu os mesmos passos e criou o chamado Modo Lite. Ele promete economia de internet em até 60% para qualquer página carregada em seu browser, quando o recurso está ligado.
Leia também
- Chromebooks podem ganhar protetores de tela animados
- Chrome OS Flex pode dar uma sobrevida ao seu velho PC ou Mac
- Novos Chromebooks gamers terão teclado com iluminação RGB

Para isso, o navegador do Google utiliza seus servidores para acessar a página antes do usuário receber as informações sobre ela, comprimir tudo que pode e então enviar todos os dados até o navegador no celular ou tablet. Ele também reescreve páginas muito lentas para agilizar o carregamento no aparelho.
Chrome 100 será o último com Modo Lite
Esta ferramenta é importante em dois momentos: o primeiro fica na economia de dados trafegados, seja por redes móveis ou mesmo no Wi-Fi, enquanto o segundo é útil para momentos de conexão limitada ou instável.
Enfim, com uma publicação em um fórum de suporte do Google, o gigante das buscas afirmou que quando o Chrome 100 chegar aos smartphones e tablets Android, o Moto Lite será removido do aplicativo. A previsão de chegada desta versão está marcada para o dia 29 de março deste ano.
A justificativa para a remoção do Modo Lite está no custo dos planos de dados. “Nos últimos anos, observamos uma diminuição no custo de dados móveis em muitos países e inserimos muitas melhorias no Chrome para minimizar ainda mais o uso de dados, e melhorar o carregamento das páginas”, diz a empresa em nota.
A notícia já é triste, mas ela piora quando a desativação da função não acontece apenas no Chrome instalado no Android, mas também nos servidores. Isso significa que não adianta não atualizar o app para continuar economizando dados, pois o serviço não funcionará mais para todos, em qualquer variante do browser e em qualquer aparelho.
Via: Android Police.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!