Que o mercado das criptomoedas é volátil ninguém duvida. Agora, com a guerra entre Rússia e Ucrânia em curso, a tendência é de fortes abalos nos ativos digitais, o que já está fazendo inúmeros investidores a liquidar suas posições em busca de segurança financeira. Como a situação do mercado deve ter várias reviravoltas nos próximos dias, a dica dos especialistas é por meio de uma minuciosa análise mercadológica, sempre com planejamentos a curto, médio e longo prazo.

Na entrevista a seguir, concedida ao Olhar Digital, o analista de operações financeiras da BlueBenx, Wilton Gomes, traça um panorama desse delicado momento e revela: “as melhores oportunidades de ganhos nas criptomoedas surgiram após grandes quedas”. 

Olhar Digital: Como os bombardeios afetaram a volatilidade das criptomoedas?

Wilton Gomes: Notícias de sanções e guerras geram sentimento negativo nos mercados globais e, não diferente, impactam diretamente nas criptomoedas. Com isso, os investidores acabam liquidando suas posições buscando segurança, como por exemplo nas stablecoins, tokens ligados a moedas fiduciárias.

publicidade

OD: Nesse momento, quem tem os ativos digitais deve fazer o que? É seguro comprar mais para investir pensando em um futuro aumento?

WG: O primeiro ponto é entender qual o objetivo do investimento, se é para curto, médio ou longo prazo. Para quem tem interesse em investir no longo prazo e estiver alocado em bons projetos, vale a pena considerar o reforço das posições aos poucos e com cautela. As melhores oportunidades de ganhos nas criptomoedas surgiram após grandes quedas, fases que o mercado já se provou, como por exemplo na pandemia em 2020 e a repressão da China em 2021, quando tivemos correções agressivas, mas depois muitos ativos superaram suas máximas históricas. Agora quem tem um perfil de especulação para médio e curto prazo, precisa conhecer bem o mercado e estudar seu comportamento gerando métricas de risco e retorno para mitigar prejuízos e maximizar os ganhos.

Wilton Gomes criptomoedas
Em entrevista ao Olhar Digital, especialista diz que quem pretende investir em criptomoedas deve se aprofundar muito no assunto antes de se aventurar, principalmente em um momento de alta volatilidade como o atual. Imagem: Arquivo pessoal

Leia mais:

OD: Quem não tem esse tipo de investimento, mas pensava em adquirir, deve esperar?

WG: Quem não tem experiência neste tipo de investimento deve ficar atento e ter muita responsabilidade, pois o mercado está altamente volátil. Mas é importante acompanhar o comportamento do mercado para entender os motivos que balizam as correções e valorizações.

OD: Existem dicas de segurança para as carteiras digitais? Afinal, além do conflito armado, também estamos vendo registros de ataques cibernéticos.

WG: Segurança nas carteiras é um assunto essencial para reduzir riscos de ataques cibernéticos. É importante criar senhas fortes contendo caracteres alfanuméricos, alternando letras maiúsculas e minúsculas, com caracteres especiais e que não seja uma senha relacionada a algum dado pessoal do usuário. Proteja sua senha em lugar seguro sem expor em locais de rede  e utilize a  autenticação de 2 fatores (2FA), métodos que auxiliam manter a carteira segura.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!