Em pronunciamento para imprensa concedido na Casa Branca na tarde desta quinta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que as agressões de Putin contra a Ucrânia vão custar caro para a Rússia. Biden enfatizou as sanções comerciais e econômicas impostas à Rússia e acredita que os efeitos serão sentidos dentro de um mês.

As sanções econômicas de Biden atingem pelo menos três instituições financeiras russas – os bancos VTB, VEB e PSB, incluindo 42 subsidiárias – e impedem negociação de novos papéis da dívida pública russa no mercado. Putin foi categórico sobre uma possível interferência norte-americana no conflito. Os bancos não poderão mais fazer negócios com empresas norte-americanas e terão os patrimônios congelados nos EUA.

publicidade

“Se ele (Putin), invadir avançar um centímetro sobre qualquer território de países da Otan nós vamos agir. Se nós não agirmos agora, ele se sentirá mais forte”, disse aos repórteres citando o artigo quinto da Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Leia mais:

publicidade

Ataque aos princípios da paz

Durante a coletiva de imprensa, Joe Biden afirmou que Putin atacou os princípios da paz mundial e agora sofrerá sérias sanções econômicas.

Biden disse que 27 países da União Europeia estão com os Estados Unidos e que 1/3 dos bancos russos estão cortados do sistema financeiro mundial. “Bilionários russos vão sofrer e estamos cortando qualquer tipo de exportação que possa contribuir com o desenvolvimento da Rússia.”

publicidade

Além disso, o presidente norte-americano deixou claro que grande parte dos países mundiais estão contrários a atitude de Putin e que existe uma ruptura total.

Perguntado se iria pedir para China para não apoiar a Rússia, Biden respondeu que “não estava preparado para isso”.

publicidade
guerra russia
Momento da invasão russa na Ucrânia é registrado por internautas, neste momento até usinas de Chernobyl já foram ocupadas; governo norte-americano ameaça intervir caso Putin invada territórios de países integrantes da Otan. Imagem: Reprodução Twitter

Soldados norte-americanos em alerta

Neste momento, os Estados Unidos estão enviando soldados para Alemanha, onde ficarão prontos para uma possível invasão caso a Rússia invada algum território de países pertencentes a Otan.

Além disso, Biden garantiu que os Estados Unidos estão devidamente preparados para possíveis ataques cibernéticos por parte de hackers russos e que qualquer ação será devidamente revidada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!