Autoridades ucranianas afirmaram na tarde desta quinta-feira (24) que tropas russas conseguiram tomar a região onde ficavam as instalações da usina nuclear de Chernobyl. O local atualmente ainda possui depósitos de resíduos tóxicos. As forças russas alcançaram o local após cruzar a fronteira da Bielorrússia.

A informação foi confirmada por um assessor da presidência. “É impossível dizer que a planta de Chernobyl está segura depois desse ataque”, disse. O novo incidente foi classificado pelas autoridades como uma das ameaças mais sérias da Europa.

publicidade
Máscara de gás em uma escola primária abandonada na cidade de Pripyat, Zona de Exclusão de Chernobyl, Ucrânia
Máscara de gás em uma escola primária abandonada na cidade de Pripyat, Zona de Exclusão de Chernobyl, Ucrânia. Imagem: Roman Belogorodov/Shutterstock

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, chegou a declarar que o exército ucraniano tentaria evitar que as tropas russas conseguissem capturar o local, que até então servia apenas como campo de treinamento militar. 

Outro membro do governo confirmou por meio do aplicativo de mensagens Telegram que houve combate entre a guarda nacional ucraniana e os russos pelo comando da região.

publicidade

Vadym Prystaiko, embaixador da Ucrânia no Reino Unido, condenou a decisão da Bielorrússia de apoiar as forças russas.

Aeroporto militar também foi capturado

Outro assessor da presidência da Ucrânia afirmou que o aeroporto militar de Hostomel também foi capturado por forças russas, a instalação fica a 23 quilômetros de Kiev, capital do país.

publicidade

Autoridades declararam que paraquedistas russos e aeronaves entraram em conflito com os ucranianos para tomar o controlar o aeroporto. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que houve conflito intenso na região do aeroporto.

Leia mais:

publicidade

Relembrando o desastre de Chernobyl

Um dos reatores da usina explodiu em abril de 1986. Suas emissões radioativas foram equivalentes a 400 bombas similares a lançada em Hiroshima. Até hoje, toda região que fica ao redor da antiga usina, conhecida como ‘Zona de Exclusão’, não é habitável.

Via: G1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!